2014/08/23

NASA recorre ao Origami para dobrar painéis solares


Não havendo nenhuma estação de recarregamento espacial, a maioria dos satélites necessita de recorrer a painéis solares para obter a energia de que necessita para se manter operacional. Mas o peso e volume são os principais inimigos daquilo que se quer enviar para o espaço... e é por isso que agora a NASA considera uma antiga arte secular para a ajudar a superar este problema.

Muitos já terão visto o que acontece quando uma satélite finalmente chega ao espaço, e qual borboleta que sai do seu casulo se começa a transformar, expandindo os seus painéis solares e adoptando a sua configuração final.

Por norma os painéis solares são dobrados em sistemas estilo "acordeão"; mas agora os cientistas estão a olhar para uma solução bem mais antiga para os auxiliar neste problema: o origami.


A antiga arte Japonesa de dobrar papel está a ser posta em acção para encontrar formas mais eficientes de dobrar grandes áreas de painéis solares no mínimo volume possível, e usando-se uma técnica chamada dobra "miura" isso parece estar garantido. Essa técnica permitiu criar um painel solar que ocupa um diâmetro de 2.7m fechado, mas que aberto atinge um diâmetro de 25m.

A grande vantagem desta técnica de dobragem é que faz com que o sistema apenas necessite de um eixo de movimento para se desdobrar ou dobrar totalmente, o que simplifica a sua operação. E curiosamente, a mesma técnica pode ser usado mesmo em formas quadradas, como demonstrado a seguir.



Ainda assim o painel circular continua a ser igualmente fascinante, como mostra o seguinte modelo à escala que foi usado para estudar o seu funcionamento.

1 comentário: