2014/08/28

Samsung revela Gear S com 3G e sensor UV


Parece que a Samsung se prepara para fazer com os seus smartwatches aquilo que já faz nos smartphones: oferecer "dezenas" de modelos diferentes para todos os gostos. No caso deste novo Gear S, a diferença não é apenas visual, mas também funcional, uma vez que conta com ligação 3G.

Ao contrário dos outros Gear que a Samsung já lançou, este smartwatch Gear S não fica dependente de ter um smartphone por perto para continuar ligado ao mundo. É uma proposta que atrairá todos aqueles que ficaram frustrados ao descobrir que para usufruírem dos seus smartwatches têm que continuar a carregar os seus smartphones - algo que poderiam querer evitar, por exemplo quando vão dar uma corrida.

Graças à sua ligação 3G, este Gear S permite-vos enviar e receber mensagens, e até fazer chamadas, em qualquer lugar, sem depender de um smartphone. As suas características são modestas quando comparadas com um smartphone actual, mas há que relembrar que são infinitamente mais capazes do que qualquer telemóvel com meia dúzia de anos: temos um CPU dual-core a 1GHz, um ecrã AMOLED curvo de 2", GPS, giroscópio  e acelerómetros, sensor de ritmo cardíaco, barómetro, e também um sensor de UV. (Estão a imaginar as potencialidades de se usarem estes dados "climatéricos" em grande escala para monitorizar em tempo real o estado do tempo?)

Tal como nos seus outros Gear, a Samsung optou pelo seu próprio Tizen, e anuncia uma esperançosa autonomia de "2 dias de uso" que me parecem difícil de cumprir em circunstâncias reais. Faça-se uma corrida ou passeio com o GPS ligado, e a sua bateria de 300mAh rapidamente deverá contraria essa estimativa. O Gear S deverá chegar ao mercado em Outubro, e com um preço que será certamente superior ao dos actuais Gear.


Esperemos que os operadores de telecomunicações se convençam que há necessidade de planos que permitam utilizar diversos cartões SIM associados a um único plano - senão, este tipo de equipamentos ficará condicionado logo à nascença: estão a imaginar pagar uma mensalidade individual para o smartphone, tablet com 3G, smartwatch, e todos os demais wearables "independentes" que vierem a surgir no futuro?

4 comentários:

  1. "dados "climatéricos"", este smartwatch consegue monitorizar a menstruação da mulher? xD
    Será que não querias dizer dados climáticos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria a palavra "climatério"...!

      Quanto à correcção não será o mais correcto o uso da palavra "climatérico", mas não é nenhum erro que envergonhe, já que alguns dicionários consideram as palavras "climatérico" e "climático" sinónimos.

      Eliminar
    2. Pois, na Priberam dizem que é a mesma coisa. :)
      http://www.priberam.pt/DLPO/climat%C3%A9ricos

      Eliminar
  2. «Não será o mais correcto»? «Erro»? Não há erro nenhum, e só é pena ser-se tão ligeiro a criticar. «Climatérico» é relativo ao clima; «climactérico» é relativo ao «climactério». São palavras parónimas.

    ResponderEliminar