2014/09/16

Ganha um Laser verde


Mais uma semana, mais um gadget que vos temos para oferecer. E desta vez a prenda continuará a inspirar sonhos iniciados no filmes de ficção científica... uma fantástico Laser verde, com o qual poderão "chegar ao céu".

Desde a primeira vez que vi um laser, numa sessão de demonstração numa aula de física, onde o laser era tratado com enorme delicadeza e cuidado, que nunca mais esqueci o sonho de "um dia tenho que ter uma coisa destas". Só que naquela altura um laser era algo absurdamente caro... e muitos anos se passaram até que finalmente pudesse comprar uma caneta laser, na altura um laser vermelho e ainda assim carote.

Hoje em dia até arrepia pensar que não só podemos comprar uma caneta com um laser verde, bastante mais visível, e que actualmente pode ser comprado por menos de 5 euros. E se é verdade que agora os lasers vêm anunciados como sendo de apenas 5mW (por restrições legais), não se deixem enganar... pois o facto de serem verdes fazem com que sejam muito mais "luminosos" que os lasers vermelhos de potência idêntica (e não se esqueçam de os usar com consciência - ou seja, nada de apontarem para aviões ou pessoas!)

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)


Passatempo encerrado: O vencedor desta semana é o Tiago Vicente. Fica atento aos próximos passatempos.

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

8 comentários:

  1. Carlos, este laser serve p apontar em ceu escuro? Por ex para apontar para um objecto celeste com o intuito de demonstrar que a estrela x e y faz parte da constelação z?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for idêntico ao que eu tenho... dá e sobra (se calhar até encadeia algum habitante de um outro planeta, quando lá chegar daqui por alguns milhões de anos! ;)

      Eliminar
  2. Este deixa o feixe luminoso em todo o caminho do laser? é daqueles que é visivel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em todos os lasers, o mesmo só é visível caso haja alguma coisa que desvie a luz para os nossos olhos. Mas sim, em condições "normais" tens pó e partículas no ar suficiente para ver "o raio de luz" (e em noites de nevoeiro... é um verdadeiro "show" de luz. :)

      Eliminar
  3. Qual é o q tens? Este que vais oferecer? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu já tem alguns anos é dos "antigos", em que ainda podiam anunciar como sendo de 50mW... :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2011/09/lasers-verdes-de-baixo-custo.html

      Eliminar
  4. Os lasers não deviam ser vendidos. São uma boa arma para cegar pessoas. Basta 1mW para estragar a vida a uma pessoa. Desculpem o comentário mas com a falta de valores que há quanto menos acesso a este tipo de armas melhor. :-(

    ResponderEliminar