2014/09/29

Google vai exigir que parceiros coloquem 20 apps oficiais em destaque nos Android


A "guerra" entre o Google e a Samsung parece continuar a subir de nível, e para promover a desejada uniformização do sistema Android, o Google prepara-se para impor novas restrições e imposições em quem desejar usar o seu Android certificado oficial.

O Android é um sistema aberto e altamente configurável, mas para quem deseja lançar um equipamento com acesso oficial aos serviços do Google (como a Play Store), tem que se sujeitar a um conjunto de regras e imposições do Google. É o que faz a maioria dos fabricantes mais conhecidos, embora mantenham também a liberdade de poderem alterar (ou adulterar, dependendo da perspectiva) o sistema à sua vontade: incluindo a utilização de launchers diferentes.

Mas parece que o Google quer começar a cortar essas liberdades e fazer do Android aquilo que quer que ele seja. Se actualmente o Google obriga estes parceiros com Android oficial a colocarem 9 das suas apps visíveis e facilmente acessíveis, em breve esse número irá aumentar para... 20!

Relembre-se que ainda recentemente o Google passou a obrigar a inclusão do "Powered by Android" nos ecrãs de arranque dos dispositivos Android, e com esta revisão das "obrigações" passará a ser obrigatório: um widget de pesquisa do Google no ecrã principal; um icon para o Google Play; um icon ou pasta que dê acesso a 13 apps - como o Chrome, Google Maps, YouTube, Gmail, etc. e também seguir as suas regras quanto a palavras chave para a activação dos sistemas de voz e assistentes virtuais.

Se por um lado se pode entender a posição do Google em querer manter um controlo mais apertado sobre a forma como o público olha para a plataforma Android, por outro lado este desejo parece estar em rota de colisão cada vez mais iminente com a Samsung, que actualmente já oferece praticamente todas estas apps/serviços em versões próprias: incluindo a sua própria Samsung Store de apps. Sabendo-se o enorme peso que a Samsung tem no mercado dos equipamentos Android... não sei se, à semelhança do que acontece com muitas guerras e conflitos, poderá realmente sair algum "vencedor" de uma guerra entre estes gigantes... ou se será algo em que todos ficarão a perder: incluindo os consumidores.

7 comentários:

  1. Acho bem...é aquela coisa que todos já sabem o que android tem de bom é a sua liberdade e isso ao mesmo tempo é a sua pior coisa! Espero que a google tome as medidas necessárias para uma maioria do pessoal deixar de pensar que andoid é samsung

    ResponderEliminar
  2. Como diria o outro, o Android é para o lado que eu durmo melhor (tenho um certo apreço pelo Android AOSP, devo dizer).

    Mas aqui há dias o Arstechnica tinha uma imagem que vale por 1000 palavras - a duplicação de serviços da Google e da Samsung. Se a Google quiser pôr 20 serviços seus nos smartphones, devem começar a vir com 4GB disponíveis.

    A Google sabe que o Tizen não tem pernas para andar e por isso pode impor os seus interesses comerciais aos fabricantes. Só se se virarem para o AOSP prescindindo dos serviços da Google, mas se se virarem uns e outros não, a coisa não funciona e por isso a Google impõe a sua vontade.

    http://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2014/08/Samsungs-ecosystem2.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos Passos, o facto de vir com as Apps instaladas não quer dizer que as tenhas de usar, e a menos que não as possas remover, de certa forma consigo perceber a ideia da Google. Acho é que não deveria ser apenas isso, e há muito que deveriam existir guidelines também para hardware (como a MS fez com o Windows Phone).

      Quanto ao Tizen, nunca menosprezes o que um gigante como a Samsung consegue ou pode fazer. Eu achava que a Nokia nunca iria ao charco, e depois foi o que se viu.
      Com o Tizen, ou outro qualquer SO a correr Apps Android, é certamente fácil um developer portar a sua App para correr "nativamente". E para isto basta a inc€ntivar os developers que as coisas acontecem, e rapidamente até porque todos querem é ganhar dinheiro, e como vivemos num mundo em que não precisas de ser o melhor, basta seres o primeiro...

      Pode ser a minha visão um pouco utópica, mas ao contrário da Google, a Samsung está em nossa casa desde a lavandaria à sala passando pela cozinha. Imagina uma solução integrada baseada em tudo o que este gigante oferece. A internet of things está quase aí, e existe alguém preparado, é a Samsung.

      (e eu até nem gosto da Samxung)

      Eliminar
    2. Como foi dito pela Huawei - não há alternativa ao Android, o Tizen não tem pernas para andar e o WP dificilmente se aguenta.

      À Google tem os fabricantes na mão, mas se esticar demais a corda ela parte. A corda partir não é difícil porque, com excepção da Samsung que tinha uma margem razoável nos smartphones, os restantes têm margens muito reduzidas ou têm prejuízo. A única que lucra claramente com o Android é a Google - mais smartphones vendididos, mais anúncios. Agora obrigar a - mais serviços seus, mais anúncios, pode não ser boa política.

      http://www.cnet.com/news/huawei-gives-samsungs-tizen-os-a-thumbs-down/

      Eliminar
  3. A Google não tarda nada é uma "operadora chata" que enche o nosso smartfone com aplicações que não queremos...depois root para apagar metade da tralha que metem lá dentro. acho que a google faz bem em por ordem na coisa mas 20??? que violência!!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Acho 20 apps um exagero... os smartphones começam a ter umas 50 apps que não podemos remover e depois? Nem sequer conseguimos encontrar aquelas que realmente usamos.

    No ponto de vista de Android vs Samsung uma coisa é certa, as apps da Samsung são muito mais atrativas que as apps Android padrão.

    ResponderEliminar