2014/09/15

Investigadores criam micro-rádio que funciona sem baterias


WiFi, Bluetooth, ZigBee, RFID, NFC... não nos faltam sistemas de rádio para as mais diversas funções e com as mais diversas capacidades; mas em breve teremos mais um que permitirá comunicação activa em todo o tipo de equipamentos sem necessidade de bateria.


Para que a chamada Internet of Things se concretize é necessário criar uma rede de comunicações que chegue a todo o tipo de produtos. Em muitos deles, o tamanho será factor crítico, assim como a questão do espaço para uma bateria ser inexistente ou indesejável. Investigadores parecem ter conseguido resolver ambos os assuntos, criando um módulo de rádio de tamanho ultra-reduzido e que usa as próprias ondas de rádio como fonte de energia.

Com um custo tão reduzido quanto o seu tamanho, é de esperar que em breve possamos ter produtos económicos (a até descartáveis) que tenham capacidades "inteligentes" e que comuniquem com os nossos restantes equipamentos electrónicos.

... Parece que afinal o nosso futuro não terá necessariamente que passar por uma rotina de colocar os sapatos, meias, roupas, anéis, brincos, e tudo o mais, a carregar diariamente para que no dia seguinte se possa ter um conjunto completo de sensores a monitorizar todos os nossos sinais vitais.


2 comentários:

  1. Excelente ideia, fez-me relembrar os antigos rádio AM sem bateria

    http://en.wikipedia.org/wiki/Crystal_radio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me lembro de apanhar as transmissões de um vizinho rádio amador em colunas... desligadas da corrente e aparelhagem! :)

      Eliminar