2014/09/03
Novo elemento HTML "picture" vai acelerar as imagens na web
Parte do motivo pelo qual os 200MB de dados disponibilizados pelos operadores mobile se tornam ridículos, é o facto de continuarem a haver muitos sites que não têm qualquer preocupação com (o tamanho de) as imagens que usam. Felizmente, isso poderá passar a ser feito automaticamente graças à chegada de um novo elemento HTML que pretende resolver esse problema.
O HTML que hoje é o "tecido" que veste a web, começou como um simples sistema que permitia a hiper-ligação de referências e conteúdos. Em breve se quis mais, e surgiu o elemento "IMG" que permitia apresentar imagens (nos browsers que as suportassem).
Seria impensável, hoje em dia, pensar na web sem imagens - mas essas imagens são também responsáveis pela maior do "peso" de uma página; e infelizmente ainda há quem continua a usá-las indevidamente... como por exemplo, colocando imagens com vários megabytes para serem exibidas apenas como "thumbnails" de dimensão reduzida. Algo que se torna ainda mais preocupante considerando que se poderá tratar de alguém a aceder via uma ligação mobile, e para quem todos os bytes são preciosos.
Felizmente, há quem esteja a trabalhar num novo elemento que virá resolver o assunto, e que já conta com o apoio do Google, Mozilla e Opera: o picture.
O picture é um elemento que visa reformular o velho image para os tempos modernos, permitindo que um site adapte automaticamente as imagens para o dispositivo em que está a ser apresentado. Isso não só faz com que alguém num telemóvel possa receber uma imagem de dimensões e tamanho reduzido, enquanto que alguém num computador de secretária com um ecrã 4K receberá uma versão de alta qualidade; como permite até que as imagens sejam apresentadas com enquadramentos diferenciados em função do tamanho e formato do ecrã onde serão exibidas.
Não será garantia que deixem de haver sites mal feitos que desperdicem megabytes, mas pelo menos haverá mais um motivo para que isso se torne (ainda mais) inaceitável.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)