2014/11/14

A polémica t-shirt da missão Rosetta


Mesmo não estando ainda livre de problemas, a missão espacial Rosetta conseguiu atingir o complicado objectivo de aterrar um módulo num cometa depois de uma década a viajar no espaço. Mas em Terra, há quem pareça estar mais preocupado com a escolha de vestuário de alguns membros da missão. Problema real ou tentativa de criar uma tempestade num copo de água? Digam-me vocês.

O diferente tratamento dado a homens e mulheres na área tecnológica e científica (e na verdade, em todas as outras) tem sido tema de discussão, e ninguém põe em causa que seja um assunto que deverá ser abordado e discutido com toda a seriedade. Bem sabemos que muitas vezes se tenta ignorar que estas diferenças existem, ou justificá-las com um "é brincadeira, ninguém leva a mal". Mas, parece-me que por vezes também há quem se aproveite de toda e qualquer situação para criar confusões "por tudo e por nada", como me parece ser o caso da t-shirt usada por Matt Taylor na ESA.

Aparentemente, há quem tenha ficado profundamente chocada com esta t-shirt, devido à presença de ilustrações de mulheres em trajes e poses provocantes, e automaticamente considerado este indivíduo como o exemplo de tudo o que vai mal na comunidade científica.

Ora... nem de propósito, e sem querer julgar uma pessoa pela sua tshirt - e já agora, pelas suas tatuagens, que alguns também parecem considerar "ofensivas" - esta t-shirt foi feita e oferecida por Ellie Prizeman, uma mulher que também não compreende como é que a mesma será motivo para polémica. Sendo mais que certo que há extremistas de ambos os lados que aproveitarão mais este incidente como combustível para atiçar as respectivas fogueiras, o que me interessa mesmo é saber a opinião das representantes do sexo feminino que por cá passarem: acham que uma tshirt assim é realmente ofensiva... ou é mesmo um caso em que se está apenas a procurar problemas onde eles nem existem?

12 comentários:

  1. Parece-me que a tempestade (até agora) é nos media americanos, que são mais "sensíveis" a estas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não percebo toda esta ira contra a camisa do homem, já faz lembrar a história dos piropos por cá.

    Estupidez humana ao mais alto nível...

    ResponderEliminar
  3. Sim, é ofensiva e ainda por cima de mau gosto, mas de problema menor. Digam ao gajo para trazer outra camisa pro trabalho e sigam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Li agora o post linkado. O homem já pediu desculpa, mas quero que leiam bem esta passagem:

      "This is the sort of casual misogyny that stops women from entering certain scientific fields. They see a guy like that on TV and they don't feel welcome. They see a poster of greased up women in a colleague's office and they know they aren't respected. They hear comments about "bitches" while out at a bar with fellow science students, and they decide to change majors. And those are the women who actually make it that far. Those are the few who persevered even when they were discouraged from pursuing degrees in physics, chemistry, and math throughout high school. These are the women who forged on despite the fact that they were told by elementary school classmates and the media at large that girls who like science are nerdy and unattractive. This is the climate women who dream of working at NASA or the ESA come up against, every single day."

      Eliminar
    2. A própria designer da t-shirt (que É MULHER) diz que não achou mal nenhum e vens tu com este tipo de comentário?
      LOL......................... e tu és quem?
      OMG, isto é com cada uma.
      Há gente sem nada que fazer. Implicar com uma t-shirt... LOL

      Eliminar
  4. Uma polémica ridícula. Sem sentido algum. Que raio! É apenas uma t-shirt. Nada mais do que isso. Não digo que seja o supra-sumo das t-shirts, mas neste caso será apenas uma questão de gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto!
      Melhor este a do rapaz que foi entrevistado pelo Goucha. Azul, com uma seta a apontar e a dizer "Ele é Gay".
      Ao lado do Goucha. ROTFL :) :) :)

      Eliminar
  5. Sim, a humanidade acabou de aterrar um módulo de investigação num cometa, algo que levou cerca de 21 anos a ser planeado, gerido e finalmente conseguido mas vamos preocupar-nos com a t-shirt do senhor ... sim, isso é muito mais importante. Por favor!

    ResponderEliminar
  6. "As pessoas são aquilo que são pelo que vestem, ou pelo aquilo que fazem?" pergunta a minha mulher.
    Este é o típico não assunto que tantas vezes vemos fazer correr tinta. E vindo o iVerge, já não se espera grande coisa.

    A tshirt é ofensiva, mas crianças com armas nas mãos, é... coiso. (sim, não tem nada a ver um assunto com o outro).

    Relativamente a dressing codes, é algo que tenho alguma dificuldade em gerir. Obrigar as pessoas a vestir-se de uma forma em que se sentem menos confortável é em tudo contraproducente. Não contribui em nada para aumentar a produtividade.

    ResponderEliminar
  7. ..E depois vêm as mulheres dizer que não devem ser julgadas pelas roupas que vestem (tops justos e transparentes, mini-saias, etc). O problema não é a camisa dele, o problema é existir muita gente sem nada que fazer!

    ResponderEliminar
  8. Considero essa t-shirt extremamente ofensiva... isto é muito melhor https://www.youtube.com/watch?v=LDZX4ooRsWs

    ResponderEliminar
  9. Nada é totalmente inofensivo... obviamente que essa t-shirt alimenta o mito da mulher objeto. E agora se a defesa da imagem e da dignidade das mulheres é ou não um assunto importante, cabe a cada um de nós decidir...

    ResponderEliminar