2014/11/06

HP lança portátil "Omen" para Gamers

Tirando casos específicos, os portáteis já chegaram a um ponto em que, para "coisas normais", qualquer coisa serve. Isso torna a maioria dos portáteis em apenas mais do mesmo.... mas há uma área onde as marcas podem cometer todo o tipo de loucuras e excessos: os portáteis para jogos; e é isso que a HP faz com este Omen.

O Omen é a proposta da HP para fazer frente a modelos da Alienware, MSI, Razer e Asus, que têm computadores portáteis capazes de convencer os jogadores mais exigentes. Uma aposta curiosa que vem no seguimento da defunta marca Voodoo, dedicada a esse segmento, e que a HP comprou e "abandonou".

O modelo de base começa nos $1499 e vem equipado com um Intel Core i7 4710HQ a 2.5GHz (3.5GHz boost), Nvidia GeForce GTX 860M, SSD de 128GB, 8GB de RAM, ecrã Full HD de 15.6", teclado iluminado configurável (e com teclas programáveis), e uma bateria de 58WHr que a HP diz ser suficiente para 4h45m. Depois, é sempre a subir, com os SSD a serem substituídos por armazenamento PCIe ainda mais rápido.

A opção por um ecra Full HD em vez de um de resolução superior foi deliberada, com a HP a dizer que a maioria dos jogadores prefere ter um framerate decente do que ter um ecrã "4K" onde o GPU não consegue manter a velocidade com a máxima qualidade - para além de que também poupa no consumo e aquecimento. A nível do aquecimento a HP optou por uma solução curiosa, toda a parte inferior do portátil é perfurada, para permitir a máxima circulação de ar.

Quanto às fichas... a HP colocou tudo na parte traseira para evitar cabos a sair de todos os lados: 4 portas USB 3.0, HDMI, mini-DisplayPort, etc. Parece-me uma excelente proposta para fazer frente aos restantes portáteis "para jogos"; quanto mais não seja, irá incentivar a concorrência e que os preços comecem a ser mais espremidos.

5 comentários:

  1. No momento em que tens equivalentes por um preço tb equivalente, hp passa para os confins da lista de escolhas mas de longe. Eles ou metiam isso "barato" ou então boa sorte com as vendas que não vão ser muitas, HP e portáteis é coisa que não funciona bem em conjunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho mais de 10 anos de experiência com portáteis HP e não tenho razão de queixa absolutamente nenhuma. Qualidade de construção muito boa e assistência impecável com rápida recolha e entrega de substituição no local, na única vez em que precisei por ter problemas no carregador. Obviamente não estou a falar dos equipamentos de entrada de gama...

      Eliminar
    2. Que experiência? Eu também chego aqui e digo que tenho 30 anos de experiência com portáteis HP, e agora? "Ganhei" a discussão?

      Vou-te dizer assim, do que me aparece para arranjar.
      50% dos portáteis, HP
      70% dos portáteis com problemas de sobreaquecimento, HP
      50-60% dos portáteis com problemas irreversíveis de hardware (ou seja, só com peças novas), HP

      Já apanhei HP's que aqueciam tanto que soldas na motherboard derreteram, peças de plástico no corpo derreteram, utilizadores com queimaduras por poisarem a mão no teclado.

      E não estou aqui a falar de portáteis velhos e mal tratados ou que estavam tão entupidos de pó ou outras coisas que não tinham como retirar o calor.

      Vai a qualquer sitio que repare portáteis e pergunta quantos HP's recebem ou se HP tem muitos problemas ou se aquecem muito, não vais receber respostas diferentes. Conheço muitos que fazem o que eu faço e dizem todos o mesmo.

      Esse problema de sobreaquecimento sempre foi o maior problema da HP nos portáteis.
      Má arrumação do hardware dentro da carcaça, maus sistemas de arrefecimento (portáteis com i7's e gráficas de alta gama em que o dissipador era o mesmo para os dois e no fim tinha uma ventoinha tão pequena e lenta que nem força para mexer uma folha tinha).
      Porque é que achas que neste meteram o fundo todo aberto? Não vez portáteis com os mesmos specs de outras marcas a fazer isso... porque? Porque eles sabem arrumar o hardware e sabem meter sistemas em condições para arrefecer o mesmo (maior parte das vezes, obviamente que não posso dizer isso de todos os modelos de todas as marcas, são milhares e milhares de variáveis).

      Mais caros são melhores? Ora obrigado.... se não fosse assim então era para quê o dinheiro a mais? A questão é que se precisas de pagar premium para ter mais que o mínimo de qualidade, então desculpa lá, mas isso faz com que a empresa no seu todo seja porcaria.
      Se querem servir apenas os clientes ricos façam como a Apple e vendam só portáteis caros.

      Eliminar
  2. A HP é de extremos. Na entraga da gama tem equipamentos muito fraquinhos a todos os níveis, mas nas gamas mais altas e caras tem excelentes máquinas. No fundo é tudo uma questão de preço.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho aqui comigo três portáteis HP (1 gama baixa, 1 gama média, 1 gama alta), os três deram problemas, dois deles com problemas de placa gráfica queimada e o de gama mais baixa com problemas no ecrã.

    ResponderEliminar