2014/11/20

WatchKit revela o que se pode esperar do Apple Watch


A apresentação do Apple Watch não escondeu que se tratava de um produto ainda em estado bastante "verde", e que foi comprovado pela ausência de uma data concreta para a sua comercialização. Com a chegada do WatchKit ficamos a conhecer mais algumas coisas sobre o smartwatch da Apple, e novamente... de que se trata de uma plataforma que necessitará de tempo para amadurecer.

Tal como inicialmente o iPhone nem sequer permitia correr apps de terceiros (até parece impossível imaginar isso hoje em dia), também o Apple Watch chegará ao mercado com um conjunto reduzido de funcionalidades, e sempre dependente de ter um iPhone por perto para tratar de todo o processamento. Só mais tarde é que o WatchKit permitirá a criação de apps que corram nativamente no Apple Watch e que permitirão deixar o iPhone em casa.



Um aspecto onda a Apple continua a "fragmentar" é nas resoluções, e depois do que se passou com os iPhones 6, também o Apple Watch adicionará novas resoluções - diferenciadas consoante o modelo escolhido. O Apple Watch de 42mm tem um ecrã de 390x312px; o de 38mm fica-se pelos 340x272px. Mais trabalho para os designer que quiserem afinar os seus trabalhos "ao pixel" (embora a Apple diga que a maior parte dos controlos disponíveis se encarregarão de automaticamente usar o espaço disponível da melhor forma.)

Neste momento os developers terão que se contentar em dar uso aos diferentes tipo de notificações, como os "Glances" dispostos a apresentar informação só de leitura, ou notificações interactivas que permitirão escolher acções como resposta. Quanto às apps, por agora as mesmas estarão a ser executadas no iPhone, com o Apple Watch a funcionar apenas como um "ecrã secundário" que nos permite interagir com elas.

Agora só falta mesmo saber quando é que o Apple Watch chega às lojas, e qual será a adesão pela parte dos habituais utilizadores de iPhones. Conseguirá a Apple convencê-los a juntarem um relógio de pulso à sua colecção de produtos Mac/iOS? Saberemos logo nos dias seguintes à sua chegada às lojas... ou, mais provavelmente, uns meses mais tarde, quando tiver passado a fase da novidade e se vier a saber se, quem os comprar, realmente lhes continuará a dar uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)