2014/12/30

Apple dá 14 dias para devolução do dinheiro em compras no iTunes

Comprar uma app, música ou ebook, e ficar arrependido é algo que por vezes acontece. Agora a Apple facilita o processo de devolução do dinheiro e estabelece um prazo de 14 dias para o fazeres.

Já anteriormente era possível pedir-se a devolução do dinheiro de uma compra na App Store e iTunes, mas isso era algo que implicava fazer uma "reclamação" e esperar que a Apple tratasse do assunto. Agora, isso passa a ser um direito consagrado nos termos de utilização:
Direito de cancelamento: Se optar por cancelar a sua encomenda, poderá faze-lo, sem apresentar qualquer motivo, no prazo de 14 dias após a data em que recebeu o recibo, excepto no caso de Ofertas do iTunes, que não podem ser reembolsadas após o resgate do código.

O processo de cancelamento da compra continua a funcionar mediante o método de "reportar um problema", mas que agora passa a ter uma opção dedicada ao cancelamento das compras (poderão também enviar uma carta usando o modelo indicado pela Apple.)

É uma medida bem vinda, e que poderá incentivar mais clientes a experimentarem determinadas apps pagas, sabendo que têm um prazo de 14 dias para as "devolver". É certo que já sabemos que poderão haver abusos... mas isso já acontece em toda e qualquer outra loja que aceite devoluções por "não satisfação". Seja como for, aturar alguns potenciais abusos em troca de uma maior confiança por parte de todos os clientes sérios, é algo que continua a ser positivo para estes últimos.

5 comentários:

  1. Isto vai funcionar como um alugar, não sei se o programadores vão gostar.

    ResponderEliminar
  2. A Lei das compras on-line (à distância) já a isso obriga. Não estão a fazer mais que o cumprimento da Lei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim. A lei que regulamento os contratos celebrados à distância exclui explicitamente "Fornecimento de gravações áudio e vídeo, de discos e de programas informáticos a que o consumidor tenha retirado o selo de garantia de
      inviolabilidade;".
      Apesar de não estarmos a falar de discos com invólucros e selos, o espírito da Lei mantém-se porque pretende salvaguardar precisamente a pirataria.

      Eliminar
    2. Aqui não há pirataria, visto depois de anular a compra fica sem a app, ebook, etc.

      Eliminar
  3. Deixem lá ver se percebi bem a coisa: então agora eu posso comprar um ebook, lê-lo em menos de 2 semanas, e depois devolvê-lo sendo reembolsado do preço que paguei por ele?! Boa!

    ResponderEliminar