2014/12/11

Google vai encerrar News em Espanha devido à nova lei


Com a aprovação da nova lei em Espanha que obriga os sites a pagar pela apresentação de excertos de sites noticiosos, a resposta do Google não se fez esperar: o gigante americano irá encerrar o Google News em Espanha.

Ao contrário do que aconteceu na Alemanha, onde os sites de notícias recuaram nos seus pedidos de pagamento depois de verem o decréscimo das visitas dos seus sites assim que desapareceram do Google News, em Espanha o caso não poderá ser resolvido dessa forma, pois a lei obriga a que exista o pagamento - mesmo que um site noticioso estivesse disposto a permitir a publicação gratuita dos seus excertos de notícias.

Assim, o Google diz não ter outro remédio senão encerrar o Google News em Espanha e relembrar que o propósito do Google News é redireccionar as pessoas para os sites originais, não existindo sequer a apresentação de publicidade. Devido a esta lei, o Google deixará também de apresentar notícias de qualquer site espanhol como fonte noticiosa, mesmo nos Google News de outros países, o que irá prejudicar ainda mais todos os sites espanhóis que tivessem visitantes que chegassem até eles por esta via.

Realmente, não se compreende muito bem quem tem este tipo de ideias, e quais serão as suas intenções. Mas já estou a imaginar o próximo passo: começar a exigir pagamento ao Facebook e Twitter, por apresentarem excertos das notícias - mesmo lá sendo colocados pelos próprios sites noticiosos! Acham que será demasiado descabido (eu já nem digo nada)?


Actualização: Não demorou muito. Agora querem impedir que o Google News encerre!

5 comentários:

  1. E o mesmo se aplicará ao MSN notícias, certo?.

    Vá-se lá entender o que designados competentes na matéria pensam e que por sua vez originam estas situações hilariantes... A meu ver, será "coisa de pouca dura". :)

    ResponderEliminar
  2. Isto são lobbies cozinhados por meia-dúzia para beneficiar dita meia dúzia.
    Agora levam na boca que se lixam.

    ResponderEliminar
  3. Bem, isto é parecido como a Taxa da Cópia Privada em PT.
    Quem apoiar essa lei e a aprovar, se cair na real, um dia mais tarde irão ter consciência da estupidez que fizeram. Tal acontecerá com estes espanhóis. Não dou 1 ano para voltarem com a lei atrás e dizer: Volta Google, estás perdoado!!!
    Há coisas que nem com lobbies se percebem - se for o caso... eu diria que há gente mesmo lerda.

    ResponderEliminar