2014/12/31

Notícias do Dia

O grupo de hackers Lizzard Squad já vende ataques DDoS a preços acessíveis; uma curiosa "mesa térmica" capaz de mostrar a temperatura dos objectos sobre ela; a Samsung superou a Apple no índice de satisfação do cliente - mas nesta época de Natal a Apple dominou as prendas; e as companhias aéreas não gostam que um site sugira viagens mais baratas, saindo-se num dos aeroportos em que se faz escala.

Neste último dia do ano também aproveitamos para vos desejar um excelente 2015, e não se esqueçam que temos um Huawei Ascend P7 para vos oferecer, para que o novo ano comece mesmo em grande.

NASA vai desactivar memória flash "gasta" no Opportunity


Para uma missão que estava programada durar cerca de 3 meses, os 10 anos que o pequeno rover Opportunity já passou em Marte são um feito que dispensa quaisquer palavras. Mas isso também faz com que os cientistas tenham que lidar com problemas que pensavam nunca encontrar... como memórias Flash "gastas".

As memórias flash têm um número limitado de ciclos de escrita, e embora isso normalmente não seja problema (quantas pens USB têm com 10 anos?) no caso do Opportunity há um módulo que parece já ter chegado ao limite, estando a provocar problemas que a NASA espera resolver com uma actualização que deixará de usar as memórias problemáticas. O maior problema é que será apenas uma questão de tempo para que também os outros módulos comecem a exibir sintomas idênticos...


Uber prevê noite "preenchida" de passagem de ano

Já estando em operação no Porto e em Lisboa, o Uber será uma excelente forma para irem e regressarem das festividades da passagem de ano (ainda mais por tornar simples o processo de dividir a conta entre vários amigos). Mas é também uma noite onde irá ser complicado arranjar carros suficientes para dar resposta à procura. Por isso o Uber sugere que os interessados façam logo o pedido após a meia-noite, com o período mais complicado a dever situar-se entre as 0:30 e as 2:30 da manhã.


As palavras mais pesquisadas no dicionário da Priberam


A Priberam já revelou os habituais dados anuais de acesso ao seu dicionário. As palavras mais pesquisada pelos Portugueses foram: epígrafe, resiliência e paradigma. Já no Brasil, a palavra mais consultada foi rebu, seguida de ressabiado e ascensão.

E com esta fiquei a aprender algo... nem sabia que "rebu" era uma palavra. :)


"Soldados digitais" podem ficar livres das provas físicas militares


Tradicionalmente, ir para a tropa era sinónimo de ficar minimamente em forma e ser capaz de cumprir os requisitos mínimo dos diversos percursos de teste. Mas também as guerras se estão a transferir para o mundo virtual, e o exército dos EUA parece estar disposto a deixar cair esses requisitos físicos para os seus soldados digitais que serão especializados em cumprir operações sentados à frente dos seus computadores.


As TVs do futuro em 1958


Em 1958 sonhava-se com televisões que ocupariam uma parede completa, permitindo ver canais de qualquer parte do mundo. Realmente já temos TVs de 100" (embora a preços proibitivos) e também podemos ver canais de qualquer parte do mundo... o que provavelmente não imaginariam em 1958 é que na maioria das vezes nos sujeitamos a levar com um aviso de que "este conteúdo não está disponível no seu país".

... Às vezes fico com a sensação de que quanto mais avançamos, mais regredimos.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)