2014/12/31

Twitter injecta publicidade na lista de seguidores e chateia William Shatner


O Twitter lá vai arranjando forma de chatear cada vez mais dos seus utilizadores, e desta vez foi o nosso bem conhecido William Shatner que ficou indignado por descobrir que na lista de contas que segue aparecia a MasterCard - que ele não segue.

O Twitter já muito tem feito por injectar posts "promovidos" nas timelines dos seus utilizadores, e até inserindo também posts que eles consideram "ser interessantes". Tácticas que vão contra o princípio básico do serviço, em que os utilizadores escolhiam quem é que queriam seguir.

Afinal isto é só mais uma destas técnicas de publicidade descarada (e até abusiva, pode-se dizer), com o Twitter a injectar contas promovidas também na lista de pessoas que supostamente se seguem. Quer isto dizer que alguém que vá espreitar o que os seus ídolos seguem - na tentativa de encontrar mais pessoas que potencialmente ache interessantes - se sujeita a ver coisas como a que indignou William Shatner, de lá encontrar a MasterCard (que também aparecia como sendo uma conta seguida pelo Obama e várias outras vedetas).


Embora surja a referência de que se trata de uma conta promovida, para um utilizador mais distraído poderá passar despercebido e pensar que realmente é algo que aquela pessoa está a seguir; sendo esse precisamente o propósito.

O resultado: uma vedeta que usava o Twitter intensivamente diz agora que vai repensar a sua utilização do serviço face a estes conteúdos promovidos e que deliberadamente fazem passar a imagem de que estas vedetas estão a "aprovar" estas empresas/pessoas. Depois de tantos anos a criar uma boa imagem e reputação, parece-me que o Twitter está a fazer todos os possíveis por estragar tudo...

2 comentários:

  1. Teremos que relembrar a esse senhor que, quando não pagamos o produto, nós somos o produto?
    Querem tudo de borla e não querem nada que os incomode.
    Faz lembrar as virgens ofendidas com a publicidade contextualizada dos productos google.

    ResponderEliminar
  2. Tens a tua razão Miguel, mas há publicidade e publicidade.
    Opção 1: Treta no inicio dos vídeos, popups a pedir likes ou backgrounds cheios de ads = LIXO ou ALT+F4 ou CTRL+W
    Opção 2: Frame lateral com anúncios = ignorar, se interessar até posso clicar
    Entendes?
    Esta do Twitter, é simplesmente vergonhosa.

    ResponderEliminar