2015/01/14

App do Google Translate já traduz imagens "à Word Lens"


O Word Lens foi uma das apps que mais nos fascinou nos últimos anos, e depois de ter sido comprada pelo Google já se sabia que era apenas uma questão de tempo até que a sua funcionalidade fosse incluída no serviço de tradução do Google... como agora acontece.

A app do Google Translate para iOS e Android fica agora mais potente que nunca, não só com a chegada da funcionalidade que conhecemos do Word Lens, como também traduções de conversações multi-língua mais eficientes.

Para quem não conhece o sistema do Word Lens, trata-se de usar a câmara do nosso smartphone para fazer traduções em tempo real. A app de tradução do Google já nos deixava tirar fotos e ver os textos traduzidos, mas agora isso é feito em tempo real e em "realidade aumentada", com as traduções a surgirem directamente na imagem.

Quando o importante é a voz, o Google Translate passa agora a saber distinguir automaticamente em que língua é que se está a falar, dispensando o processo anterior de seleccionar quem é que falava e em que língua. Tecnologias que vêm ajudar a tornar este nosso planeta mais pequeno e contribuindo para que se desfaçam as barreiras linguísticas (mesmo tendo consciência de que nem sempre estas traduções automáticas são tão correctas quando se desejaria).



3 comentários:

  1. Espetacular! Desconhecia mas fiquei fã, vou instalar isto nos Android dos meus pais que não falam inglês. O Google Translator, irá fazer ou já faz? Ainda não consegui fazer com a versão que tenho e é a ultima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim chegaram-me hoje estas actualizações, tanto no iOS como no Android. (Mas no Android já sabemos como é... é por fases, tem que se esperar.)

      Eliminar
  2. Vou aguardar, por aqui só o Flipboard e o Maps têm uma nova actualização na play store! Mas entretanto já saquei a Word Lens enquanto ainda esta disponivel!

    ResponderEliminar