2015/01/18

Como eram feitas as centrais telefónicas nos anos 70


O telefone veio revolucionar o mundo, mas poucos pensarão na infraestrutura que tornou possível por as pessoas em contacto umas com as outras, e que para muitas pessoas ainda serve como base da sua ligação à internet. Hoje trago-vos um documentário que mostra a escala imensa que as centrais telefónicas atingiam, já nos idos anos 70.

Hoje em dia será quase inimaginável pensar que, em tempos, as ligações telefónicas eram geridas e ligadas manualmente por telefonistas. Mas na década de 70 já a electrónica começava a permitir grandes avanços, e que os operadores de telecomunicações não deixavam de aproveitar. No caso da AT&T isso traduzia-se no fabrico dos seu imensos ESS (Electronic Switch System), resultado de 20 anos de investigação e desenvolvimento, com um custo estimado em mais de 2 mil milhões de dólares nos dias de hoje.

Sim, já na altura os orçamentos derrapavam bem para além do que estava previsto (neste caso, para dez vezes mais!) mas quando virem coo estas máquinas eram feitas rapidamente perceberão porque tal terá a acontecido. Estas máquinas permitiam gerir de forma completamente automática 5 milhões de clientes, tratando das ligações da área e da sua interligação com a rede de "longa distância" (lembram-se dos tempos das chamadas locais, regionais, e de longa-distância? :)

O documentário chama-se "The Hello Machine" por esse ser um dos nomes dados aos telefones - sendo que foi precisamente graças ao telefone que o "hello" se popularizou na língua inglesa como forma de saudação - e ainda bem que neste caso foi a forma de Thomas Edison que venceu, porque se tivesse sido a do seu inventor, Alexander Graham Bell, os ingleses estariam a atender o telefone e dizendo "Ahoy!".




6 comentários:

  1. Isto parece ser uma central analógica de controlo digital. Só o controlo da central é que era digital, feito através de uma CPU constituída por componentes discretos, que estavam constantemente a avariar-se. A CPU da central, por si só, ocupava armários e armários inteiros, cheios de placas de circuito impresso! Em Portugal existiu apenas uma central deste tipo, que era uma central de trânsito de fabrico inglês que existia na sede dos TLP, em Lisboa. Funcionou até cerca de 1990.

    Muito poucas centrais deste tipo se fabricaram e instalaram em todo o mundo. O aparecimento das centrais totalmente digitais no início da década de 80 tornou estas centrais analógicas de controlo digital totalmente obsoletas.

    O vídeo que indico a seguir mostra a mudança (chamada cut-over) de uma central analógica para uma digital. Neste caso, a mudança ocorre na central de Oeiras, que era uma central de dimensão média. É muito difícil explicar em poucas palavras o que se passa no vídeo. Para se ter uma ideia do trabalho e da complexidade dos equipamentos, tanto analógicos como digitais, chamo a atenção para o facto de que cada par de fios que se veem no vídeo corresponde a um telefone em casa de um cliente. Em 7 minutos, vinte mil ou trinta mil telefones de Oeiras deixaram de estar ligados a uma central analógica para passarem a estar ligados a uma central digital a funcionar em pleno e sem falhas.

    O vídeo é este: https://www.youtube.com/watch?v=3uu9ZvS2m1o.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fernando, excelente. :)

      Eliminar
    2. OFFTOPIC:
      Srº Fernando desculpe, mas o nome é familiar, e percebendo tanto do assunto, leva-me a crer que já trabalhamos "juntos" num determinado grupo de telecomunicações à alguns anos atrás. Estou errado? Visab...

      Eliminar
  2. Se se está a referir à Visabeira, caro YaBa, nunca trabalhei nesse grupo empresarial. Em 1989 entrei para os TLP e um dos primeiros trabalhos de que fui incumbido foi o projeto da central digital EWSD, de fabrico Siemens, que "matou", precisamente, a central analógica de controlo digital que referi (nós usávamos por vezes a sigla SPC - Stored Programme Control - para designar este tipo de central). Mas do que tive pena foi da substituição das centrais analógicas Strowger e afins, que eram do tipo mais antigo e eram puramente eletromecânicas. No vídeo que se segue pode-se ver o princípio de funcionamento destas centrais analógicas "pré-históricas", que eram um espetáculo. Disto é que tenho pena: https://www.youtube.com/watch?v=xZePwin92cI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, nomes idênticos então.
      Gostei bastante do vídeo, agora com VoIP, SS7 e afins perde-se um bocado dessa "magia" :)
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar