2015/01/09

Notícias do Dia

Um teste cego deu a vitória à câmara do Nexus 6 sobre a do iPhone 6 Plus; um smartwatch com GSM por menos de 40 euros (até que ponto será possível baixar os preços?); um pequeno utilitário que ajudará a manter algumas janelas escondidas dos olhares indiscretos; a Samsung tem um SSD M.2 que atinge mais de 2GB/s mas consome apenas 2mW em standby; e vimos como um cookie que pretende garantir a segurança dos utilizadores está a ser usado para ultrapassar o modo incógnito dos browsers e pôr em risco a sua privacidade.

Antes de passarmos às últimas notícias do dia desta semana, o habitual lembrete de que já temos nova pergunta para o exemplar de hoje do livro O'Reilly deste mês: Getting started with Arduino. Não deixem de participar e partilhar.


Griffin lança cabo lightning com USB reversível em Março


Em 2015 assistiremos à chegada das fichas USB type-C reversíveis, mas isso pouco ajudará os milhões de pessoas com equipamentos com fichas normais. A Griffin vem dar uma ajuda, com um cabo lightning que do outro lado tem uma ficha USB "normal"... mas reversível.

É uma opção que contorna ligeiramente o standard (este tipo de ficha não deveria ser reversível), mas desde que funcione, não estou a ver ninguém a queixar-se. Aliás, funcionando bem, era algo que muitos outros dispositivos poderiam adoptar, especialmente aqueles que tendencialmente têm inserções frequentes, como as pens USB.


2015 volta a ter mais um segundo extra


Não é fácil manter a hora certa no mundo actual, e para além dos anos bissextos temos também a necessidade de por vezes dar um ajuste de um segundo para manter tudo no devido lugar. Em 2015 o dia 30 de Junho volta a ter mais 1 segundo, e esperam-se as habituais complicações para todos os sistemas que não souberem lidar com um dia cujo último minuto irá ter um segundo número "60" antes de regressar ao zero.

... Refira-se que isto não é nada de novo, e já foi feito anteriormente (em 2012), e para evitar este tipo de problemas o Google optou por uma solução mais curiosa... adicionando milisegundos de forma a que todo o dia se tornasse 1s mais lento sem necessidade de lidar com o segundo extra no final do dia.



Nikon aposta nas actualizações das câmaras


A Nikon quer tornar-se mais apetecível face aos concorrentes, e para isso vai apostar na área que muitas vezes é descurada: actualizações. Actualizações de firmware que poderão suportar máquinas com até 3 anos, e que irão adicionando novas funcionalidades (para além das habituais correcções de bugs.)

Acho que nos aproximamos do ponto inevitável em que todos os produtos electrónicos passarão a vir com a indicação de um "prazo de validade" durante o qual estarão garantidas actualizações e melhoramentos.

E falando de actualizações...


Android Lollipop ainda nem aparece nas estatísticas


Cerca de 2 meses após o lançamento do Android 5.0 Lollipop, o mesmo continua a estar abaixo dos 0.1% de quota de mercado, nem sequer aparecendo nas estatísticas oficiais do Google. A versão que continua a dominar é o Jelly Bean (4.1-4.3) com 46%; enquanto que o KitKat (4.4) subiu dos 33.9% para os 39.1%.

Vamos lá ver se a chegada dos Android One poderá vir a mudar esta situação no futuro, proporcionando actualizações mais imediatas para um maior número de equipamentos.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. Sabe bem estar nos 0.1% :P

    ResponderEliminar
  2. Quando nem a Google se preocupa em atualizar os seus devices para o Lollipop, acho que está tudo dito.

    Quase 3 meses depois do lançamento oficial e ainda estou à espera das imagens do Android 5 para o meu Nexus 7 2013 LTE. Pelo andar mais vale esperar pelo Android 5.1

    Isto devia ser uma vergonha para a google.

    ResponderEliminar