2015/01/07

Novos Transformer Book Chi da Asus elevam a fasquia nos tablets Windows acessíveis


A linha "Transformer" da Asus dispensa apresentações, mas para 2015 a marca traz-nos vários novos modelos dos seus Transformer Book Chi que irão atrair as atenções de quem procura um tablet decente para Windows apreço convidativo.

Fazendo jus ao seu nome transformável, estamos perante tablets que facilmente se transformam em portáteis. Quer isto dizer que não esperem ter a mesma quantidade de fichas disponíveis que num portátil normal - embora por outro lado ganhem em volume e peso reduzido.

No caso do T90, temos um tablet de 8.9" com uma espessura de apenas 7.5mm. E onde a Asus espera que o seu preço de 300 dólares ajude a fazer esquecer uma resolução que já deveria ter sido abolida, de apenas 1280x800 (afinal, até o velhinho Nexus 7 já vinha com ecrã Full HD). Mas isso fica resolvido com os modelos seguintes.

Por 400 dólares já temos acesso ao T100 Chi, com ecrã de 10.1" (1920x1200), e que já recorre a um teclado "real" em vez de um ultra-fino como o que é fornecido no T90. Embora seja maior, a Asus conseguiu espremer este Transformer ainda mais, para uma espessura de apenas 7.2mm - que é suficiente para que a Asus diga que é o tablet Windows mais fino do mercado.

Para quem procurar algo ainda maior, o T300 de 12.5" tem versões com ecrãs de 2560x1440 e 1920x1080, embora à custa de um preço que passa para o dobro, começando nos 800 dólares. Neste caso também já temos direito a um dos mais recentes Intel Core M, enquanto que nos Chi mais pequenos encontramos CPUs Intel Atom; assim como um SSD de 128GB em vez de 32/64GB de eMMC.

Ainda assim... parece-me interessante aquele T100, assumindo que cá chega com um preço abaixo dos 400 euros.

3 comentários:

  1. Continuo muito séptico no sucesso destes híbridos ....Nem são muito bons como tablet (autonomia bastante inferior vs iPad) nem como laptop (construção geralmente fraca com teclados e trackpads que deixam muito a desejar).

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um T100 há dois meses e estou muito satisfeito. A autonomia ronda as 8-9 horas, e como tablet é extraordinariamente mais util que qualquer iPad. No trabalho ligo-o a um écran Full HD e até Photoshop e Illustrator consigo utilizar sem dramas. Quando vou para casa, deixo a o teclado no trabalho e uso-o como tablet normal. Em termos de potência e portabilidade, acho-o imbatível, especialmente a este preço.

    ResponderEliminar
  3. Carlos, só te faltou acrescentar que esta série Chi é compatível com Active Stylus (que é opcional). O que torna a coisa muito apetitosa...

    ResponderEliminar