2015/01/19

Patentes revelam intenções da Magic Leap


Ninguém sabe bem ao certo aquilo em que a Magic Leap está a trabalhar, mas isso não impede que seja uma das 7 tecnologias mais aguardadas para o ano de 2015; e agora surgem novas patentes que permitem ficar com mais algumas ideias das suas intenções.

Para além de rumores e de alguns relatos de alguns poucos que já terão tido oportunidade de experimentar esta tecnologia, pouco mais se sabe do que se tratará de uma tecnologia para óculos de realidade virtual/aumentada que promete ser verdadeiramente revolucionária- ao ponto de ter atraído o interesse de gigantes como o Google, que nela investiram milhões de dólares.


Nestes novos registos de patentes encontramos coisas que vão da simples apresentação de interfaces tridimensionais que surgem no ar e que permitem a interacção com todo o tipo de sistemas, à criação de ambientes virtuais simulados, e até à possibilidade de transformar praticamente todas as tarefas da vida real em jogos virtuais (incluindo o ir às compras, preparar comida, ou até o cortar a relva).

Nada obriga a que estas patentes se tornem produtos reais, mas não teria muita lógica estarem a registar patentes de coisas que não estivessem sequer a considerar poder concretizar no futuro - e não deixará de ser também suspeito que o Google tenha cancelado o seu Google Glass precisamente nesta altura.

Só nos falta saber se a Magic Leap terá mesmo capacidade para trazer a sua tecnologia para o mercado em tempo útil, e demonstrar que o Google Glass (e outros equivalentes) são algo já obsoleto e pré-histórico em comparação; ou se será mais um daqueles casos em que todos estes rumores se irão prolongando por anos a fio, sem que nada de concreto surja no mercado.

Quem sabe, coisas como o Added Reality Interface (ARI) imaginado pelo jogo Heavy Rain se possam tornar realidade antes do fim desta década.

1 comentário:

  1. Podia-se estar a ver praias em casa. Paradisiacas. Que relaxamento.

    ResponderEliminar