2015/01/19

O sonho de ganhar dinheiro com uma app


O sucesso dos smartphones e do conceito de "app stores" veio revitalizar o interesse na programação, com milhões de jovens developers atraídos pela expectativa de criar a nova app de sucesso que cative o mundo... e os transforme em milionários.



O sonho de ficar rico à custa de uma app é algo que se tornou na "corrida ao ouro" dos tempos modernos, com os casos de sucesso a servirem de exemplo e inspiração para que milhões de developers tentem a sua sorte (e também descubram que por cada cada de sucesso, há milhões de insucessos). Neste caso, temos um relato de como uma app de podcasts pode gerar cerca de 15 mil dólares mensais - que mesmo não sendo um valor "milionário" como de outros casos, seria considerado mais que suficiente para um developer independente.

Só que novamente, temos mais um caso que acaba por ser a da exepção à regra. Sem por em causa a qualidade da app, existirão muitas outras apps de qualidade nas quais os seus criadores investiram tempo (e dinheiro), e que por mais que tentem, parecem nunca ter projecção suficiente para se tornarem bem sucedidas. Neste caso, é uma app gratuita (com opção de "desbloqueio" por $5 para todas as funcionalidades), e que foi descarregada mais de 300 mil vezes.

A minha pergunta é apenas: se esta mesma app tivesse chegado à App Store e não fosse "a app de Marco Arment" (figura conhecida e por vezes polémica das "internetes") ... será que teria tido o mesmo tipo de sucesso?

A questão é: embora nada impeça que qualquer pessoa possa vir a ser o criador do próximo fenómeno "Flappy Bird", as probabilidades de que tal aconteça aconselham a que tenham os pés bem assentes na terra e não criem falsas ilusões sobre a facilidade (leia-se: dificuldade) de ganhar dinheiro à custa de uma app.

3 comentários:

  1. eu já estou a apostar nisso a algum tempo.. ter ideias, passar para papel.. só preciso é de encaixar as ideias nas plataformas certas :D

    ResponderEliminar
  2. Não tinha o mesmo sucesso, definitivamente. Ele apresentou-a (ou pelo menos disse que estava a trabalhar nela) no XOXO festival em 2013. Vi nessa altura e depois perdi-lhe o rasto. De qq forma, não consigo instalar porque é necessário >= iOS 8...

    ResponderEliminar
  3. Um pouco fora do contexto desta noticia, eu não gosto nada da forma como a venda das aplicações evoluiu.As compras integradas fizeram subir em muito o preço das aplicações, para além de que só vieram trazer confusão ao consumidor mais desatento.

    ResponderEliminar