2015/01/19

Os 7 gadgets e tecnologias mais aguardados para 2015


Com a maioria das pessoas já ambientada a preencher 2015 em vez de 2014 no campo da data, é tempo de olharmos para o que este novo ano nos irá trazer em termos de produtos tecnológicos. Para tal, nada como uma lista que nos mostra algumas das coisas que irão receber atenção redobrada ao longo deste ano.

1. Apple Watch


Não é o primeiro, nem segundo, nem terceiro smartwatch que irá chegar ao mercado, e conta com a concorrência de um número crescente de produtos - do óbvio Android Wear, a outros com o Tizen da Samsung, e até aos que nasceram de campanhas de crowdfunding, como é o caso do Pebble, e que tem sabido gerir as suas vantagens. Ainda assim, está tudo de olhos postos no Apple Watch, e sem dúvida que todos aguardam ansiosamente por saber que tal será a sua autonomia...


2. Windows 10


A tradição do ciclo de lançamentos Windows "bom/mau" parece continuar a perseguir a Microsoft, mas se for esse o caso 2015 será um ano excelente. É que o novo Windows 10 deverá ser precisamente aquilo que o Windows 8 deveria ter sido, tal como o Windows 7 o foi para o Windows Vista. A MS diz ter estado atenta ao que os utilizadores pediam... vamos ver se os utilizadores concordam.


3. Oculus Rift


Este ano de 2015 poderá vir a ser o ano do renascimento da realidade virtual, agora em versão capaz de cumprir com as expectativas de todos os que têm sonhado com esta tecnologia ao longo das últimas décadas. Ainda não há datas concretas, mas a Oculus VR tinha dito que por altura do próximo Natal já deveríamos ter uns Oculus Rift à venda nas lojas... Vamos esperar que sim... e dizer adeus a todo e qualquer tempo livre que se tivesse!


4. OnePlus "Two"


Com o Google a desintegrar a expectativa de que os novos Nexus deste ano fossem as pechinchas que tivemos nos anos anteriores, milhões de utilizadores foram forçados a procurar alternativas... e encontrando no OnePlus One um smartphone topo de gama a preço incrivelmente competitivo. A sua disponibilidade apenas por convite tem feito angustiar alguns interessados, mas para 2015 já está tudo à espera do que a marca irá preparar para lhe dar seguimento.


5. USB 3.1 type-C reversível


Velocidades de até 10Gbps e, melhor que tudo, uma ficha que promete acabar com o trio de tentativas de se inserir uma ficha USB (tenta-se de uma forma, vira-se, descobre-se que não dá, e volta-se à posição original). Vamos finalmente começar a acertar à primeira... e vermos o USB ser usado para coisas como o carregamento de portáteis e outros produtos (potências até 100W).


6. Magic Leap


Uma empresa que atraiu as atenções do Google e trabalha num produto "secreto" seria algo que já mereceria a nossa atenção; mas quando se sabe que a sua especialidade são sistemas de visão avançados que prometem criar imagens virtuais que serão virtualmente indistinguíveis das reais para os nossos olhos... não será preciso dizer mais nada.


7. HTC One M9


A HTC é uma marca que será lembrada com carinho especial por quem usava smartphones do tempo dos "Windows Mobile", e que ainda hoje se destaca por fabricar smartphones com design e qualidade inconfundível, e também por ser uma das marcas que tem tentado apostar em inovações mais arriscadas. Nem sempre as apostas têm dado certo, mas para 2015 o seu novo One (M9) será certamente um dos smartphones a manter debaixo de olho.


8. ?

Não faz propriamente parte da lista mas... será 2015 o ano em que algo verdadeiramente inesperado surgirá e dará início a uma nova revolução que faça com que os gigantes do momento se desvaneçam em poucos anos, como já assistimos no passado? Quem sabe... mas caso seja, cá estaremos para acompanhar essa nova era.



Qual destas coisas mais te desperta a curiosidade e interesse para este ano?




Actualização

Ao final do dia já tínhamos mais de 500 respostas e a distribuição foi a seguinte:

  1. OnePlus Two 33%
  2. Windows 10 22%
  3. Oculus Rift 12%
  4. Apple Watch 10%
  5. USB 3.1 Type-C 10%
  6. Magic Leap 8%
  7. HTC One M9 5%

1 comentário:

  1. Aguardo com muita ânsia a "chegada" da Magic Leap, não só pelas aplicações comerciais, que poderão finalmente trazer a realidade aumentada ao entretenimento, mas especialmente pelas aplicações industriais, educacionais e até mesmo medicinais. Creio que a revolução deixada em aberto pelo ponto 8 pode começar mesmo por aqui...

    ResponderEliminar