2015/02/05

Olympus Air junta-se às "câmara-lente" minimalistas


Os futuristas da fotografia há muito que anteviam que a evolução das câmaras seguisse no sentido de se reduzirem ao essencial - o sensor de imagem e a lente - e a Sony fê-lo com as suas câmaras-lente QX. Agora é a Olympus que segue no mesmo caminho com a sua Olympus Air.


A Olympus Air A01 usa um sensor de 16MP (Micro Four Thirds) e permite usar qualquer lente compatível com esse formato. Tal como acontecia com as QX da Sony, o formato continua a ser bastante interessante, mas para que possa realmente popularizar-se é necessário que sejam conseguidos dois factores fundamentais: ter um preço competitivo face a uma câmara "normal"; e ter um funcionamento eficiente que não torne frustrante a sua utilização "wireless" via app.

Para o primeiro ponto a Olympus avança com um preço de cerca de 250 euros para a Air A01; e  de 370 euros em kit com uma lente 14-42mm f/3.5-5.6; ficando disponível no Japão no início de Março. Para o segundo ponto... teremos que esperar para ver.

Seja como for, será bom ver surgir concorrência neste segmento, que inevitavelmente irá colocar pressão sobre os restantes fabricantes de modo a que invistam no melhoramento da experiência de utilização deste tipo de câmaras (por exemplo, arranjando forma de poder manter estas câmaras ligadas via WiFi sem que se perca a ligação WiFi a um hotspot, para partilha imediata das fotos; etc.) Senão, por muito engraçadas que sejam as suas possibilidades, a escolha racional continuará a reacair sobre câmaras de formato tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)