2015/03/09

Apple apresenta novo MacBook de 12" com Retina Display, USB Type-C e "Force Touch"


Os MacBooks são considerados portáteis de referência (mesmo pelos fãs do Windows), e a Apple já tem um novo MacBook de 12" que poderá ser a solução para quem estava indeciso entre os MacBook Air e Pro (que também recebem actualizações).

Este MacBook tem apenas 13.1mm de espessura máxima (mais fino que o MacBook Air de 11"), e troca as múltiplas fichas por apenas uma única e reduzida ficha USB Type-C - a ficha USB que se pode encaixar de qualquer maneira, e que substitui as tradicionais fichas (USB, DisplayPort, Power, HDMI, VGA). O ecrã de 12" tem uma resolução de 2304 x 1440 pixeis, e a acompanhá-lo temos também um novo teclado e novo trackpad. O teclado usa um novo sistema que reduz a espessura das teclas mas torna-as mais estáveis, e agora com um LED individual para cada tecla; e o trackpad marca a entrada numa nova geração de trackpads sensíveis ao toque a que a Apple chama "Force Touch".


Isto permite que gestos que anteriormente poderiam obrigar a usar múltiplos dedos possam agora ser executados mediante uma pressão mais forte no trackpad (como pressionar mais para acelerar um vídeo ou música). O trackpad também conta com "feeback físico" para dar a sensação de click - ou certamente criar vários outros feedbacks capazes de simular diferentes operações.


Dando uso aos mais recentes e poupados CPUs Intel Core M este é também o primeiro MacBook que diz adeus às ventoinhas, sendo completamente silencioso. E as baterias foram feitas em camadas, permitindo aproveitar ao máximo o volume interior disponível




Este novo MacBook fica disponível no dia 10 de Abril, com preço a começar nos 1299 dólares (Core M 1.1GHz, 8GB RAM, SSD 256GB), com o upgrade para um Core M de 1.2GHz e SSD 512GB a ir para os 1599 dólares. Cá em Portugal, os preços são de 1499 e 1829 euros.


Os MacBook Air e MacBook Pro Retina também são actualizados com CPUs Intel de 5ª geração mais rápidos, Thunderbolt 2, e o MacBook Pro de 13" também recebe o novo trackpad "Force Touch"; ficando disponíveis já hoje.

4 comentários:

  1. "que poderá ser a solução para quem estava indeciso entre os MacBook Air e Pro (que também recebem actualizações)."

    Mas vão continuar todos no mercado? ainda por cima com um update nos anteriores?
    dafuq?

    e já agora nao percebi a cena da malta estar a dizer cenas do genero:

    "O objetivo é de trabalhar apenas com Bluetooth e Wi-Fi?"

    ResponderEliminar
  2. 1200 euros por um netbook?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. 1 porta USB? Que maravilha...
    E o mais incrível é que vai haver pessoas a alinhar para comprar isto e mais não sei quantos adaptadores que vão precisar.

    ResponderEliminar