Se pensavam que o vosso desktop era um local de refúgio onde não tinham que se preocupar com as notificações que lutam por atrair a vossa atenção nos smartphones, preparem-se pois esses dias parece estar prestes a terminar... se usarem o Chrome.
A mais recente versão Beta do Chrome (42) vem com suporte para push notifications, que permitem que um site possa apresentar uma notificação no ambiente de trabalho de um utilizador mesmo não tendo qualquer página aberta no browser. As potencialidades são imensas, e obviamente que é algo que só será possível se o utilizador der permissão para tal - mas também não deixará de ser um pouco preocupante que este mesmo sistema possa ser usado para executar algo sem qualquer indicação para o utilizador (embora neste momento o Google obrigue a que exista sempre uma notificação visível).
Outras novidades deste Chrome Beta 42 são um novo setting que permite suspender automaticamente todos os plugins nas páginas do browser que não são visíveis (reduzindo o tempo gasto pelo processador e consequentemente o consumo nos equipamentos portáteis); e também um novo método que facilita o adicionar de uma página/serviço web ao home screen, e que coloca um botão proeminente no site. No entanto, isto estará apenas disponíveis para sites que passem os requisitos que o Google considera serem "mobile friendly".
Esta última função permite-nos antever um futuro onde poderá deixar de haver uma distinção entre "apps" e "páginas web" - e que de certo modo vai ao encontro da filosofia promovida pelo Firefox OS.
2015/03/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"...preparem-se pois esses dias parece estar prestes a terminar... se usarem o Chrome";
ResponderEliminarou o Safari que também já faz isso há muito tempo
No Safari também apresenta notificações mesmo sem teres a página (ou browser) aberto? (Não uso.... pensava que tinha esses "requisitos")
Eliminar