2015/03/10

Comissário Europeu quer abolir as fronteiras geográficas na Internet


Estamos tão habituados a ver os políticos terem visões tão desfasadas da realidade (como aqueles que nos fazem o "favor" de aprovar a taxa sobre os gigabytes) que até ficamos surpreendidos ao ver algum deles a dizer algo com bom senso. Neste caso, trata-se de Andrus Ansip, que quer eliminar as fronteiras geográficas que continuam a ser impostas na internet.

Ansip é o vice.presidente do "Digital Single Market", uma iniciativa que quer abolir as barreiras geográficas com que nos deparamos diariamente na Internet. Ele próprio refere um exemplo que tão bem conhecemos: uma pessoa que queira subscrever o serviço Netflix, poderá ter uma ligação à internet de alta-velocidade, mas caso não viva num dos países "aprovados" não o poderá fazer. Trata-se de um cliente que queria pagar para ter acesso a este serviço (ou outros) e que não o pode fazer meramente por questões políticas e de direitos sobre conteúdos que não fazem qualquer sentido existir nesta era em que tudo pode ficar disponível globalmente de forma imediata.

Claro que para alterar este panorama é necessário combater os poderes instituídos, e que continuam a ter uma mentalidade que pretende prolongar ao máximo as coisas "como eram" nas épocas pré-internet. Ansip vai mais longe e diz que estas restrições nem sequer são uma questão de mercado mas sim de direitos básicos: o direito a ter acesso aos mesmos conteúdos independentemente do local onde se está.

Já que temos visto tantas exigências a nível de protecções dos utilizadores (que por vezes nem resultam em nada - como no caso da palhaçada dos avisos dos cookies obrigatórios em muitos sites), seria bom desta vez vermos exigências que realmente forçassem os intervenientes a tratar a internet como uma rede verdadeiramente global e aprender a tirar o máximo partido disso - em vez de limitar as suas potencialidades.

Actualização: e parece que finalmente alguns começam a chegar a essa mesma conclusão. A HBO vai difundir a próxima season do Game of Thrones de forma simultânea para todo o mundo.

1 comentário:

  1. Sim, pois, mas ao mesmo tempo já se tomaram medidas para abolir a neutralidade da net aqui na EU:
    http://arstechnica.com/business/2015/03/europe-reverses-course-on-net-neutrality-legislation/

    ResponderEliminar