2015/03/16

NTP está dependente de um único developer com problemas financeiros


O NTP tem importância fundamental na Internet, mas é um projecto open-source que está dependente do trabalho de um programador com quase 60 anos e que está prestes a desistir desta sua função para procurar um emprego "normal" para poder pagar as suas contas.

O NTP (Network Time Protocol) é uma daquelas coisas a que a maioria das pessoas dará tanta importância quanto à necessidade de saber a que voltagem trabalha o CPU do seu computador ou smarphone - no entanto, é um dos protocolos essenciais para garantir que a internet como a conhecemos funcione de forma sincronizada, permitindo que os milhões de computadores e servidores funcione com os relógios acertados.


Como muitos outros projectos de importância fundamental mas pouco visíveis, é um projecto open-source; mas ao contrário de projectos open-source que recebem apoios de empresas para que os developers possam fazer disso o seu trabalho regular, o NTP não recebe apoios, e o actual responsável pelo projecto diz que não poderá continuar assim durante muito mais tempo.

Harlan Stenn tem 59 anos, e durante os três últimos anos tem dedicado mais de 100h por semana a aceitar e corrigir patches, fazer melhoramentos, responder a emails e gerir a mailing list do projecto NTP. Mas chegou agora a um ponto em que diz que as coisas não podem continuar assim, e que em Abril será obrigado a procurar um emprego "normal" que lhe garanta um ordenado ao final do mês.

Stenn é o primeiro a relembrar que, caso alguma vulnerabilidade grave seja descoberta no NTP e que ponha em risco milhares de máquinas por todo o mundo, não faltariam dedos apontados na sua direcção a acusá-lo; ignorando que isto é algo que está a fazer por "gosto" e sem qualquer compensação financeira - compensação que lhe permitiria dedicar-se a este trabalho sem estar continuamente a pensar como pagar as contas no final do mês.

... Com este "ultimato" feito por Stenn, com a decisão final marcada para Abril, vamos ver se algum dos gigantes tecnológicos (ou vários), encontram forma de contribuir para este projecto tal como o fazem para muitos outros.

1 comentário:

  1. Eu não percebo nada do assunto, mas parece que o problema é mais complicado ainda. Há um projeto de substituição (com patrocínio da Linux Foundation, parece) que está a ser feito para ficar pronto supostamente este ano chamado Ntimed (http://phk.freebsd.dk/time/), mas é uma implementação de raiz.

    Os últimos 10 slides desta apresentação explicam o que se passa (slide 38+):
    http://phk.freebsd.dk/_downloads/FOSDEM_2015.pdf

    ResponderEliminar