2015/03/15

Relógio Pulsar LED de 1972


Hoje não recuamos até às décadas de 50 e 60, mas sim até à década de 70, altura em que começavam a surgir alguns relógios digitais dignos de filmes de ficção científica e cobiçados por todos. Os relógios Pulsar tinham mostradores que iluminavam os números com LEDs.

Actualmente, consideramos qualquer relógio com mostrador digital como sendo comum e banal, e muitas pessoas até valorizam mais os relógios mecânicos com ponteiros analógicos. Mas na década de 70, o digital era a novidade, e ter um relógio com números que se iluminavam para nos mostrar as horas eram o supra-sumo da tecnologia. Aliás, prova disso é um destes relógios Pulsar ter aparecido no filme do 007 Live and Let Die de 1973, quando o 007 ainda era sinónimo de gadgets (coisa que infelizmente parece ter desaparecido nos últimos filmes.).

O seguinte vídeo leva-nos até essa altura, fazendo-nos reviver a magia do que era ter um pedaço de alta-tecnologia no pulso que poderá ser equiparada hoje em dia ao desejo de ter um smartwatch. (Embora, proporcionalmente, seja agora muito mais barato comprar um qualquer smartwatch do que seria comprar um destes relógios na altura, que custavam mais que um automóvel! :)

1 comentário:

  1. O maior divulgador desse relógio foi Telly Savalas. No seriado "Kojak", sempre que ia dizer o horário de qualauer investida policial, aparecia na tela(cheia) um baita Pulsar que ele sempre trazia no punho. Esse mimo esteve em minhas mãos uma vez, em Sorocaba; estava à venda em uma loja de quinquilharia eletônica. O preço equivalia a um mês do meu salário no M.S.

    ResponderEliminar