2015/03/27

YouTube já testa vídeo Ultra HD 4K a 60fps


O YouTube há muito que suporta resoluções superiores ao Full HD, e mais recentemente passou a suportar também vídeos a 60fps. Agora, finalmente combina ambos para nos oferecer vídeos Ultra HD 4K a 60fps - embora ainda em fase experimental.

Nem toda a gente terá uma ligação à internet capaz de aguentar com estes vídeos sem uma boa dose de buffering, e também não serão muitos os que têm um monitor ou televisor Ultra HD 4K onde poderão apreciar todos estes pixeis (se não tiverem, nem sequer percam tempo... pois não ganharão nada em tentar ver resoluções superiores à dos vossos monitores - embora também possam optar pelo vídeo em 1440p60).

Com o Netflix a já oferecer algumas séries em Ultra HD, é de imaginar que o Google não se queira deixar ficar para trás e que já contemple o próximo passo, que serão os conteúdos a 60fps em vez de 30fps. É certo que se terá que enfrentar as críticas de todos os que, como acontece no cinema, preferem o aspecto dos 24/30fps e que acham os vídeos a 60fps demasiado realistas - mas, goste-se ou não, não faz qualquer sentido manter uma opção que apenas surgiu por limitações técnicas e não por "motivos artísticos".

A adopção dos monitores/televisores 4K irá começar a aumentar nos próximos anos, e quem as comprar terá muita vontade em dar bom uso a esses pixeis. Claro que a resolução 4K e os 60fps por si só não são garantia de qualidade extrema (se depois tivermos direito a elevada compressão) - mas graças aos novos codecs como o H.265, torna-se possível ter estes conteúdos com larguras de banda mais reduzidas que nunca. Uma coisa é certa... se esperavam que os filmes em Blu-ray que tinham comprado para substituir os que tinham na colecção em DVD, e que já tinham sido comprados para substituir os VHS, iriam ser os últimos... preparem-se para ver edições remasterizadas de tudo isso em Ultra HD 4K (e resoluções superiores).

Mas desta vez, será pouco provável que comprem esses filmes em formato físico, pois os formatos físicos não têm tido velocidade para acompanhar a velocidade e evolução que está à disposição dos serviços digitais de streaming/download.





4 comentários:

  1. O meu portatil com um core i5-2450M @2.5Ghz com 8Gb de Ram engasga-se todo a ver o primeiro video a 1440p60... então o 4k nem se fala...

    ResponderEliminar
  2. A velocidade da net também conta.

    ResponderEliminar
  3. O meu pc com um processador i7-3630QM e uma NVIDIA GT 650M, engasga-se todo com o video em 4k no chrome... e acreditem que não é por "falta" de processador até porque no IE 11 o mesmo video roda perfeitamente.
    Isto é super estranho visto que o chrome e o youtube são da mesma empresa, ou seja "deviam" de estar mais aperfeiçoados e, logo, alcançarem a maior performance possível..
    Isto já é algo que se nota bem nos vídeos a 60fps, mesmo em 720p, que no chrome parecem mais um video de 30fps que propriamente de 60fps... No IE11, tudo dá tranquilamente.

    ResponderEliminar
  4. E os nossos canais de tv não passam dos 1080i e com má qualidade. Ainda nem chegaram ao p.

    ResponderEliminar