2015/04/19

Acidente registado por uma dashcam


Poderia novamente enumerar todos os motivos pelos quais todos deveriam instalar uma câmara no automóvel (de preferência daquelas que filmam simultaneamente o exterior e interior, como aquela que vemos neste incidente) - mas este é literalmente um dos casos em que as imagens valem por mil palavras.

Felizmente, neste caso não houve feridos e tudo não passou de muita "chapa amolgada" - mas mesmo com o azar de uma batida traseira atirar o veículo para a faixa contrária no exacto momento em que um camião ia a passar (e que poderia ter corrido bastante pior) resta a satisfação de poder ter provas irrefutáveis de como tudo aconteceu.

Um pouco indiferente para o caso, vem também relembrar-me da minha "mania" de que deveria ser proibido parar-se na faixa de rodagem para fazer viragens à esquerda. Mas isso seria outro assunto... (que será tornado irrelevante quando, eventualmente, tivermos carros autónomos sob controlo de um sistema central de gestão de tráfego, ao estilo do que acontece com os aviões.)


5 comentários:

  1. Em relação ao tema "parar no centro da via para virar à esquerda", lembro-me sempre do conselho que o meu instrutor de código deu à turma numa das aulas a que assisti, fruto da sua própria experiência, por ter estado envolvido num acidente semelhante ao do vídeo, mas com consequência mais graves:

    "Na necessidade de se ter que parar no centro da via para virar à esquerda, manter a direcção do carro centrada, e só a rodar para a esquerda depois de reiniciar a marcha."

    Desde os primeiros dias de condução que segui esta regra, e hoje já não consigo fazer esta manobra de outra forma...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. "minha "mania" de que deveria ser proibido parar-se na faixa de rodagem para fazer viragens à esquerda."

    E qual era a alternativa? sem ter que esperar pelo progresso do "sistema central de gestão de tráfego".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos países onde se opta por saires para a direita para depois fazeres a travessia perpendicularmente (tipo cruzamento). Claro que não havendo espaço para isso, a alternativa poderia implicar "dar a volta ao quarteirão"...

      Eliminar
  4. E será que sinalizou? O que não falta são acidentes destes, a sinalização de quem quer mudar de direcção é que é inexistente, depois é um esgrimir das partes, ou seja o santo que não sinalizou jura a pés juntos que o fez, melhor ainda que o faz sempre já que é um anjo na estrada e o que bateu por trás jura a pés juntos que mantinha uma distancia de segurança, sem testemunhas as seguradoras agradecem...!

    Isto apenas para concluir que a sinalização de manobras no geral, como saídas de estacionamentos, mudanças de direcção, circulação e saída nas rotundas, etc, nas nossas estradas são quase inexistentes.

    Para finalizar, devemos nos colocar no eixo da via, e não ao centro, sinalizar com a devida antecedência a mudança de direcção para que quem nos antecede antecipar-se e precaver-se da paragem, isto para alem da distancia de segurança que supostamente o outro condutor deveria manter, outro pormenor fazer perpendiculares correctamente para que dessa forma ao mudar de direcção não se ocupar a faixa contrário por breves momentos, ou seja cortar caminho é meio caminho para chocar de frente com outro veiculo.

    ResponderEliminar