2015/04/22

Junta de freguesia em Espanha ouve os habitantes via Twitter


Os tempos mudam, mas muitos serviços públicos (que bem precisariam de modernização) parecem arrastar-se no tempo. Em Espanha, há uma pequena junta que abraçou o Twitter como forma de estar em contacto directo com os seus habitantes.

Quantas vezes não tiveram vontade de relatar algo que estava mal na vossa localidade, mas nem sequer sabem a onde se devem dirigir? Muitas vezes o resultado é apenas um desabafo público numa rede social, lamentando a forma como as coisas funcionam (mal). Mas no pequeno "ayuntamento" de Jun em Espanha, esses desabafos feitos no Twitter estão a ser escutados.

Os habitantes podem falar directamente com o presidente da junta, e outros funcionários,  para todo o tipo de situações - como relatar que uma lâmpada de iluminação pública está fundida, ou de buracos na estrada, ou qualquer outra coisa. Um sistema que agrada à maioria das pessoas - embora existam também outros que acham que este sistema (que tem estado em operação há cerca de quatro anos) é uma forma de auto-promoção do presidente da junta.

Politiquices à parte, e mesmo considerando que haverá sempre uma potencial dose de "chatices" difíceis de resolver, penso que seria um exemplo a seguir - e não me refiro só a que se use o Twitter, mas também todas as outras redes sociais de relevo, como forma de facilitar o acesso dos cidadãos às estruturas governativas.

Com os níveis de abstenção que por cá se verificam, não deveria ser esta facilidade e promoção de um maior contacto com os cidadãos, uma prioridade para quem quer que aspire a nos querer governar?

3 comentários:

  1. Não há "Juntas de Freguesia em Espanha"!
    A Divisão administrativa é por Comunidade, Província e Município, que é a base do sistema. Isto faz com que haja imensos municípios com menos de 100 habitantes, e alguns com menos, como 5 ou 10 por exemplo. Nas poucas povoações que não têm município, estas têm um Vereador ("Consejal") próprio na Câmara Municipal ("Ayuntamiento").
    Existem algumas variações a este sistema, nomeadamente em termos de nomenclatura, devido às diferenças regionais.
    Também existem as Comarcas e as Mancomunidades mas com atribuições paralelas (tipo associações de municípios).

    ResponderEliminar
  2. Em Torres Vedras tem algo semelhantes mas com uma app: http://www.cm-tvedras.pt/artigos/detalhes/sistema-de-alertas-municipal-tem-vindo-a-registar-uma-elevada-utilizacao/

    ResponderEliminar
  3. Por acaso é daquele tipo de "interface" que faz falta em todos os serviços públicos.
    A câmara de Matosinhos tem um serviço disponível no próprio Site do município, ao qual já recorri.
    http://www.cm-matosinhos.pt/pages/190

    Posso partilhar a minha experiência: um alerta de risco de saúde pública (produtos orgânicos deixados num caixote do lixo estavam a gerar milhares de larvas) foi tratado em menos de 24 horas. Se eu não tivesse esta forma de fazer o alerta, provavelmente nunca teria reportado o problema.
    Kudos aos serviços municipais que "abrem os ouvidos" para os seus cidadãos.

    ResponderEliminar