2015/04/14

Time Warner Cable "oferece" upgrades aos clientes... devido à chegada do Google Fiber


As empresas existem para ganhar dinheiro - não haja ilusões - mas há limites que separam um negócio onde os clientes se sintam satisfeitos com o serviço prestado... daqueles em que se roubados e que só podem ser suportados por não haver alternativa. Depois, quando essa alternativa surge, dá-se uma radical mudança de atitude, como demonstrada pela Time Warner Cable perante a chegada do Google Fiber a mais uma região nos EUA.

O serviço Google Fiber disponibiliza a modalidade de internet gratuita (mediante um pagamento de $300 para a instalação), internet a 1Gbit (download e upload) por $70/mês, e também de internet+TV por $120/130 dependendo da região.

Antecipando a debandada em massa de clientes, a TWC já veio amaciar os clientes com a "oferta" de upgrades gratuitos: com os actuais serviços de 15Mbps, 30Mbps e 50Mbps a passarem para 50Mbps, 200Mbps e 300Mbps, respectivamente. Para referência, o serviço de 50Mbps tem um custo de $65/mês e tinha apenas 5Mbps de upload.

É precisamente o tipo de atitude que estamos habituados a ver destas grandes empresas, onde o princípio da fidelização foi completamente subvertido, e que obviamente não podem ficar surpreendidas por verem os seus clientes fugirem à primeira oportunidade. Quer dizer... não houvesse a simples chegada de um concorrente, e continuar-se-ia a pagar eternamente os preços antigos pelas velocidades ridículas; mas basta um anúncio de que vem aí concorrência, e subitamente já "oferecem" aos clientes velocidade até 6x mais rápidas??? Nem que fossem mais rápidas ou mais baratas, é o tipo de coisa que apenas confirma todas as piores suspeitas dos clientes, que preferirão mudar - por uma simples questão de princípios.

Por cá, continuo à espera que também os nossos operadores comecem a actualizar as velocidades para níveis mais adequados aos dias de hoje, especialmente a nível de uploads. Afinal, tanto promovem as suas clouds como sendo perfeitas para manter os nossos dados em segurança... e depois oferecem-nos velocidades de upload que fazem com que seja mais rápido enviar algo via 4G do que com a ligação por cabo/fibra em casa? Parece-me que é motivo suficiente para que isso seja revisto - assim como a oferta de serviço de Internet sem ser em "pacote" com TV e telefone.

... Cá ficamos a aguardar...

8 comentários:

  1. O problema é que cá não temos concorrência... Apesar de termos vários operadores de comunicações... E de termos uma entidade reguladora... Que não regula nada!! Deve regular os próprios bolsos com o controlo que faz aos operadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que é que querem que a entidade reguladora regule? Preços? Não pode. Isso é a subversão do mercado. Acham que pagam, muito não têm os serviços.

      Eliminar
    2. Se calhar expressei-me mal... Temos uma Autoridade da Concorrência que nada faz... Podemos ver todos os tarifários de todos os operadores e eles são exactamente iguais... então na internet móvel é à descarada mesmo, onde podemos escolher pela cor, se gostamos de vermelho optamos pela vodafone, se gostamos de azul optamos pela meo, porque os preços são iguais... Depois dizem que não há concertação de preços nem cartelização... está mais que visto que sim!
      E quem diz o contrário é muito estranho...

      Eliminar
    3. Temos também o vergonhoso caso da TDT (que ainda perdura - pois muitas zonas continuam sem cobertura, e onde têm que ser os próprios a desenrascar-se); os constantes abusos da "neutralidade dos dados", com tarifários que discriminam os dados dependendo dos serviços; etc. Coisas a que a ANACOM devia estar atenta e fazer valer a sua (suposta) função.

      Eliminar
    4. Os tarifários serem todos iguais tem a ver com uma só coisa,

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_jogos

      Só faz mais barato quem quer ganhar quota de mercado sendo que corre o risco de ser seguido pelos concorrentes, nenhuma autoridade deve fiscalizar isto é tipico comportamento comercial. Incrivelmente a Vodafone tem um 3play mt mais barato que os outros e ninguém a segue!

      A TDT é um assunto completamente díspar de óbvio tráfico de influência e provável suborno.

      Eliminar
    5. Dando mais umas aulas de marketing os preços em concorrências de oligopólio, ou são "defenidos" pelos mair ou pelo mais pequeno, os restantes concorrentes seguem sempre uma destas tendências. Não existe nenhuma cartelização nem reuniões secretas "ah e tal vamos todos meter o mesmo preço" Têm todos o mesmo preço porque alguém foi o primeiro a baixa-lo e todos os outros o seguem. No longo prazo essa estratégia vai dando alguma quota de mercado mas nunca se pode baixar muito ao ponto de o ganho da quota de mercado não corresponder com a diminuição da margem.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Tudo tal e qual...

    É o pão nosso de cada dia... Nós por cá, padecemos (além do constatado) dos interesses "ocultos", que resultam em que não haja sequer (em muitos locais), a possibilidade de entrarem concorrentes nas ditas áreas sagradas monopolizadas.

    O que me vale a mim é precisamente o acesso 4G/3G, caso contrário, tinha que ir de "portátil ás costas" para o centro da cidade "pegar" um hotspot WiFi... :)

    Tudo por uma questão de princípios que me mantém fielmente afastado do incumbente...

    ResponderEliminar