2015/05/30

Gravity Light está de regresso ao Indiegogo com nova versão


Que vos parece a ideia de ter luz sem que seja necessário ter uma tomada eléctrica por perto, ou baterias, nem sequer usar energia solar ou eólica? Esta GravityLight recorre à força da gravidade para gerar energia, e está de regresso ao Indiegogo com uma nova versão.

Alguns de vocês ainda se poderão recordar do projecto original do Gravity Light, que por aqui passou em 2013. Um projecto que na altura atingiu uns impressionantes 400 mil dólares, e cujo objectivo era precisamente o mesmo que o de agora: levar electricidade e luz a todos os locais onde isso ainda é considerado um "luxo", substituindo coisas como lâmpadas de querosene e evitando os seus fumos tóxicos.

Esta nova campanha do Gravity Light recorre a um sistema renovado, mas com o mesmo princípio de funcionamento. Para gerar energia é usado um sistema que recorre à gravidade para gerar energia: basta elevar um saco com 12Kg de areia ou pedras, e pendurá-lo no módulo gerador, e à medida que o mesmo for caindo lentamente até ao solo irá permitir gerar cerca de 0.1W de energia. Não é muito mais é o suficiente para manter duas lâmpadas LED iluminadas durante 20-30 minutos (dependendo da altura disponível.)

No final, basta voltar a puxar o saco para cima, para se ter mais uma dose de luz/electricidade, sem poluição, e sem dependência de factores externos, como Sol ou vento. Os interessados no projecto poderão optar por kits feitos na China (para maior rapidez de entrega), ou por kits que serão fabricados no Quénia, promovendo o desenvolvimento na região. As entregas estão previstas para Março-Julho de 2016.


1 comentário:

  1. É curioso que ainda ontem "dei a conhecer" esse projeto a um amigo que o desconhecia nem entendia o processo de funcionamento. Estive precisamente à procura no buscador pelo artigo publicado no aberto até de madrugada, pois lembraba-me que havia sido aqui que fiquei a conhecer essa magnífica ideia... Com esta nova evolução do produto e publicação diga-se que fiquei ainda mais agradado... :)

    ResponderEliminar