2015/05/23

The Witcher 3 não cumpre com a qualidade gráfica prometida


The Witcher 3 era um dos jogos mais aguardados para este ano, mas novamente nos deparamos com uma acusação que infelizmente se tem vindo a tornada cada vez mais frequente: de que os criadores do jogo tentaram enganar os jogadores, mostrando imagens que o jogo final não é capaz de produzir.


A questão do prometido não bater certo com o que é entregue é uma coisa cujas origens remontam ao início da indústria dos videojogos. No início estava implícito que as capas e cartazes dos jogos exibiam imagens "ilustrativas" que em nada representam os pixeis esborratados que víamos no ecrã. Mais tarde, com a evolução gráfica, o problema tornou-se distinguir se a imagens eram realmente produzidas pelo jogo "gameplay" ou se se tratavam de sequência pré-renderizadas tipo filme. E agora, o problema é que nem sequer o gameplay que nos mostram durante a promoção e desenvolvimento do jogo bate certo com o que os jogadores podem ter.

Têm sido cada vez mais os jogos que mostram vídeos de gameplay espectaculares e cheios de efeitos, e depois no jogo final, nem com todas as definições gráficas no máximo, se conseguem obter tais imagens. E Witcher III é infelizmente mais um desses casos.

Muitas vezes estes downgrades são devidos ao desenvolvimento em paralelo para as consolas, com os criadores dos jogos a optarem por se limitar às suas capacidades em vez de tirar o máximo partido do hardware mais potente nos PCs; mas neste caso o problema parece ter sido a troca do motor gráfico depois de terem mostrado os primeiros vídeos, trocando-o por um menos exigente.

O estúdio responsável pelo The Witcher 3 diz que irão lançar umas actualizações que permitirão melhorar a qualidade gráfica do jogo nos PCs, mas mesmo assim não esperem que o jogo se equipare ao vídeo que tinha sido mostrado:


4 comentários:

  1. No entanto os modders já andaram a mexer e conseguiram melhorar alguns aspectos
    http://sfx.thelazy.net/games/preset/3710/

    ResponderEliminar
  2. Já li entrevistas dos desenvolvedores onde estes explicam que tiveram mesmo que limitar os gráficos por causa das consolas. Não sabia é que tinha sido uma troca do motor gráfico, algo que imagino não deva ser simples ou barato fazer. Hoje em dia as consolas só se justificam no caso dos exclusivos, pois os jogos para PC são mais baratos e com melhor qualidade gráfica.

    ResponderEliminar