2015/06/07

Borracha geradora de electricidade da Ricoh


Gerar electricidade a partir de vibrações ou pressão não é nada de novo, mas a Ricoh conseguiu criar uma borracha geradora de electricidade com propriedades especiais.

Os materiais piezoeléctricos conseguem gerar electricidade quando sujeitos a pressão, e não faltam projectos que os tentam utilizar para aproveitar energia de coisas como automóveis a passar sobre a estrada, ou até das pessoas a caminhar.

Tradicionalmente, existem duas categorias de materiais piezoeléctricos: os cerâmicos, e os de polímeros. Os primeiros conseguem gerar mais electricidade mas são mais pesados e podem ser quebrados com facilidade; os segundos podem ser flexíveis mas geram pouca electricidade. A novidade, é que esta borracha da Ricoh consegue ter flexibilidade superior às dos polímeros, mas manter a capacidade de geração de energia dos materiais cerâmicos; e ainda por cima tem um processo de produção ainda mais simples que ambos.

A Ricoh já fez testes de longevidade a este material, e diz que mesmo depois de ser esticado e comprimido milhões de vezes, o mesmo continua a manter todas as suas propriedades sem sinais de degradação. Agora só nos resta aguardar que este material possa um dia chegar ao mercado em produtos comerciais... por exemplo, na sola de sapatos, para gerar energia enquanto caminhamos - que talvez possa ser suficiente para alimentar sensores de movimento integrados nos mesmos, dispensando a utilização de werables no pulso para contar os nossos passos... e o tradicional ritual de recarregamento que normalmente os acompanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)