2015/07/22

Google fecha as portas ao Streamus - extensão do Chrome que usava o YouTube como playlist de música


Más notícias para os mais de 300 mil utilizadores do Streamus, uma extensão para o Chrome que facilitava o uso do YouTube como playlist para músicas - e que o Google decidiu encerrar por "violação dos termos de utilização".

O Streamus era uma extensão bastante popular, permitindo fazer a pesquisa de músicas no YouTube e adicioná-las a uma playlist para as irmos ouvindo em sequência. Embora tenha começado quase como experiência, o seu sucesso depressa levou o seu criador a aventurar-se no seu desenvolvimento a tempo inteiro. Para os seus utilizadores, a extensão não só era útil, como os fazia perguntar: "mas porque é que o Google não disponibiliza uma ferramenta oficial assim?"

Mas com a popularidade chegaram também os problemas. O Google contactou o criador da extensão dizendo que a mesma estaria a violar os termos de utilização do YouTube, que proíbem a separação do áudio do vídeo, e começaram umas estranhas "negociações" que a certo ponto até referiram a possibilidade dele ir trabalhar para o Google; mas que o fez suspeitar de que seria apenas uma forma de tentar fazer com que ele deixasse de trabalhar no projecto.

Seguiram-se meses de silêncio, enquanto ele ia explorando formas de tentar fazer com que a extensão cumprisse os requisitos do Google - nomeadamente, que apresentasse o vídeo e, principalmente, os anúncios (sendo que no início não apareciam... mas culpa de um bug do lado do Google) - mas quando o Google voltou a contactá-lo, a conversa já era num tom bem diferente, de que deveria garantir que a extensão cumpria todas as regras... dando-lhe um ridículo prazo de 9h (até ao final do mês, fazendo o aviso no último dia do mês) para o fazer.

A extensão ainda passou por apresentar os vídeos, algo que derrotava por completo o seu propósito de ser uma playlist musical, mas nem mesmo assim o Google permitiu que a mesma continuasse na Chrome Store.

Como o Google fechou também as portas às extensões de terceiros não instaladas através da Chrome Store, não há um caminho fácil para o regresso do Streamus ao Chrome. A não ser, talvez, que o mesmo venha a poder ser implementando via web app ou outra forma alternativa. Até lá, quem quiser ouvir música no YouTube, terá que continuar a fazê-lo usando as playlists mais arcaicas do serviço, e fazendo o streaming dos vídeos para uma janela minimizada do browser, apenas para se ouvir a música.

3 comentários:

  1. O Google fez isso? E o "Don't Be Evil"? 😉

    ResponderEliminar
  2. Por brincadeira fiz uma coisa semelhante https://musicaplayer.net .
    Já vi que vou ter problemas com a google mais tarde, pois na versão extensão chrome uso o mesmo mecanismo do streamus de correr o audio no background. Felizmente estou tambem a terminar a versão extensão firefox e web. É semlhante ao streamus mas tem possibilidade de partilhar o que estamos a ouvir. Está em versão prototipo ainda, mas todas as sugestões são bem vindas

    ResponderEliminar