2015/07/06

MB Way já te deixa usar o número de telefone para fazeres pagamentos


Lembram-se de vos ter falado do MB Way; pois bem, o serviço já está activo e pronto para ser utilizado por qualquer pessoa com um cartão bancário, permitindo fazer pagamentos e transferências usando apenas o número de telemóvel.

Com o MB Way, a ideia é facilitar o processo de compras em lojas online, evitando o "preocupante" passo de introduzirmos os dados dos nossos cartões na internet. Com este serviço, podemos associar os nossos cartões ao nosso telefone, e de seguida utilizar o nosso número de telefone como forma de pagamento... obviamente, protegido por um código PIN.

O sistema acabará com a necessidade de ir buscar o cartão à carteira para introduzir os seus dados numa loja online; sendo que o número de telefone é, à partida, um número que todos terão memorizado e mais simples de utilizar. Infelizmente a ideia fica também limitada pelo número de lojas e serviços aderentes, que por agora ainda são em número bastante reduzido (mas já o podem usar no Jumbo nas caixas de pagamento self-service, por exemplo).

No futuro, quando ficar disponível a opção para transferências directas, o serviço ganhará novo factor de atracção, permitindo a transferência de dinheiro entre amigos - com a vantagem do dinheiro ficar disponível e de forma imediata (ao contrário das anacrónicas transferências bancárias tradicionais, que ainda podem demorar um, dois, ou até mais dias). Mas falta também esclarecer o custo que poderá estar associado à utilização deste serviço, que não está expresso em lado nenhum, com o MB Way a remeter isso para as condições de utilização de cada banco.


De momento o MB Way já pode ser usado com dispositivos Android e iOS (podem usá-la mesmo em dispositivos sem 3G, desde que tenham acesso à internet e um número de telefone no qual possam receber o SMS inicial da adesão ao serviço), e em breve passará a ter também versão para Windows.



8 comentários:

  1. Parece-me bem, mas tem o grande senão de continuar a necessitar de um PIN. Espero que o futuro do sistema passe por NFC e dados biométricos (seja impressão digital, ou leitura de retina daqui a uns anos...)
    Entretanto, aguardo pelo Apple Pay por cá...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que precisa de um PIN... neste momento nada bate a velocidade de colocar um PIN... em relação a metodos de autorização/validação seamless... só se for limitado a valores muito baixos, senão um dia arriscamo-nos a apanhar um valente susto.

    ResponderEliminar
  3. Experimentei uma vez e nao gostei.. Tem que se por o nº de telemovel, à frente de todos (pelo menos nas caixas expresso do Jumbo), tem q se esperar por um SMS, ter net e ainda ter q por mais um PIN... se isto é velocidade vou ali e ja venho...
    Pensei q isto fosse usar NFC pra ser mais seameless... assim nao... assim quase mais valia pedirem para introduzir um username e password no terminal em vez de andar a usar o tlmv... completamente desnecessario todo o processo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seca se assim for....não bastava apenas o numero de telemóvel e um PIN?

      Eliminar
    2. Já usaste para transferências? Se sim, paga-se alguma taxa ou fica como um pagamento normal?
      Com estas taxas de transferências, um truque destes para poder transferir dinheiro sem pagar taxa era muito bem-vindo!

      Eliminar
  4. Alguém me sabe se dizer se posso adicionar o mesmola cartão que tinha aderido de 1a vez, é que eu o removi por engano e agora tenho problema em ativa-lo novamente

    ResponderEliminar
  5. O sistema como esta é chato porque temos que dizer alto o nosso número e ainda por um PIN. O NFC põe de lado a maioria das pessoas. O ideal para mim neste momento seria aparecer um qrcode no ecrã da loja ou mesmo no ecrã do PC nas.compras online e depois com a app do telemóvel bastava ter um botão para scanear. E já está. Porque a app precisa de impressão digital para abrir e estamos identificados e a transação está identificada na qrcode. Super super rápido e mais fácil e prático. Já agora os senhores da mbway estiverem a ler , podem-me oferecer emprego que implemento a solução.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar