2015/07/04

Wareztuga encerra por sua iniciativa


O wareztuga, site nacional de streaming de conteúdos, encerrou actividade, preferindo fazê-lo por sua iniciativa e evitar um encerramento forçado como o que, inevitavelmente, viria a acontecer mais cedo ou mais tarde.

O wareztuga nasceu em 2011, e não demorou muito para se tornar num dos sites nacionais mais populares (o site Alexa.com coloca-o na 26º posição dos sites em Portugal). O seu objectivo de facilitar o acesso a todo o tipo de conteúdos, foi mais um exemplo que mostrou o que seria possível obter-se caso a distribuição de conteúdos fosse livre de restrições geográficas e regionais, e acessível a todos. Um sonho que se pode considerar utópico, sabendo-se que os criadores de conteúdos também necessitam pagar contas e ganhar dinheiro com o seu trabalho...

Fica a pergunta: e se, em vez de perseguirem estes sites (em que cada vez que um encerra, novos surgem para ocupar o seu lugar) não seria mais produtivo olharem para eles como sendo o "objectivo a atingir", e preocuparem-se em encontrar forma de fazer com que isso fosse sustentável e rentável para os produtores. Certamente não será com a imposição de restrições a serviços como o Netflix, que depois chegam a cada país de forma "castrada"...

Mas pronto... resta-nos sonhar com o dia em que legalmente se tenha um serviço ao nível dos que são considerados ilegais. Até lá... não haverá falta de alternativas e formas de se continuar a encontrar tudo o que se quer na internet, sendo que a diferença é que se poderão tornar cada vez mais difíceis de detectar, perseguir e encerrar.

Fica o comunicado de encerramento do wareztuga, para a posteridade:
O wareztuga.tv nasceu a 1 de Setembro de 2011 em Portugal, com a proposta de ser a primeira grande videoteca nacional de acesso gratuito, com um nível de desempenho e organização sem igual. Desde o primeiro dia que a nossa missão foi permitir que todos os portugueses acedessem de forma rápida, eficaz e gratuita ao maior número de conteúdos possível.

Durante estes quatro anos sempre fomos fieis à nossa identidade e hoje temos a certeza de que fomos capazes de enriquecer culturalmente os nossos utilizadores. O enorme trabalho feito por todos os integrantes da equipa, ao longo de todos estes anos, permitiu mostrar que a falta de recursos pode sempre ser resolvida com uma enorme dose de paixão, empenho e dedicação.

Hoje, o wareztuga.tv chega ao fim. É uma decisão extremamente difícil para todos nós, mais do que a maioria poderá sequer imaginar, mas o nosso trabalho atingiu patamares de popularidade tão altos, que se tornou absolutamente impossível continuar a lutar e a gerir um projecto de tamanha dimensão. São 4 anos de luta, suor, dedicação e sacrifício que chegam agora ao fim, mas também de enorme prazer, satisfação e orgulho por tudo o que juntos conseguimos atingir. Partimos de consciência tranquila, pois alcançámos aquilo que sempre sonhámos: ser um exemplo, uma referência, uma estátua do que pode ser alcançado, quando a força de vontade é infinita.

Actualmente podemos com toda a certeza afirmar que o wareztuga.tv chegou a cada canto de Portugal e não é indiferente a praticamente ninguém. Se há 4 anos atrás nos dissessem que, neste mesmo dia, teríamos tantos utilizadores registados, tantas visitas diárias, uma base de dados com milhares de filmes e episódios e ainda que faríamos parte do dia-a-dia de tantos portugueses, jamais acreditaríamos. Sempre confiámos no projecto, sempre nos empenhámos e dedicámos ao mesmo desde o primeiro dia, mas nunca pensámos ser possível alcançar um patamar tão alto.

No entanto, ao longo dos últimos 4 anos, nem tudo foi positivo e existiram inúmeras situações menos boas. Desde ameaças por parte das mais diversas entidades nacionais e internacionais, dificuldades técnicas, encerramento de servidores, bloqueios, eliminação de conteúdos, etc. Apesar disto, continuámos sempre a lutar e a arriscarmo-nos diariamente por vocês, para que pudessem usufruir dos vossos conteúdos favoritos a qualquer momento. No final, temos o orgulho de poder afirmar que hoje fechamos o wareztuga.tv por vontade própria e fomos aqueles que mais tempo resistiram, apesar de todas as pressões exteriores para que o contrário sucedesse.

Para concluir, queremos deixar um enorme obrigado a todos os que sempre nos apoiaram, a todos os que defenderam as nossas causas, a todos os que nos invocaram perante aqueles que nos quiseram imensas vezes silenciar e ainda a todos aqueles que ao longo dos últimos quatro anos fizeram parte do nosso staff, e deram o seu melhor todos os dias sem receber absolutamente nada. Este projecto só fez sentido pelas pessoas a que chegou e pelo prazer que lhes proporcionou durante horas a fio, e é isso que queremos que guardem na memória. Não o nosso site, não os nossos conteúdos, mas sim os momentos que partilharam connosco durante estes anos.

O wareztuga.tv vai agora fazer uma nova viagem sem retorno, mas leva na bagagem um sonho cumprido e um sentimento de orgulho e vitória eterno.

Obrigado e até sempre,
A equipa wareztuga.tv.

Actualização: não demoraram a surgir alternativas, como o Tugaflix.

3 comentários:

  1. Meh, o Wareztuga é mesmo pirataria descarada...
    É que nem são partilha de ficheiros e existem imensos serviços alternativos ao Wareztuga que oferecem o mesmo e são legais.

    ResponderEliminar
  2. É com muita pena até porque acompanhei este projecto antes de existir quando ainda estavam a angariar o necessário para iniciar, é triste mas estou feliz pelo que proporcionou a mim e a todos e pela marca única que deixa a todos os que tiveram o prazer de usufruir do site, que venham mais ideias destas.

    ResponderEliminar