2015/08/18

APC Surge Protector [contacto]

Os nossos equipamentos estão dependentes da energia eléctrica para funcionarem, mas nem sempre a corrente eléctrica é tão amigável quanto se poderia desejar. Para evitar surpresas desagradáveis existem produtos como os protectores contra picos de tensão, como este que o Luis Costa hoje nos dá a conhecer.



Todos temos em casa equipamentos que não gostaríamos de ver danificados devido a problemas na rede eléctrica; e infelizmente não são assim tão raros os casos de falhas no fornecimento de electricidade ou picos de tensão que podem provocar danos nas televisões e computadores. Há por isso que estar precavido contra estas situações, utilizando uma UPS ou uma tomada com protecção contra as flutuações no abastecimento de electricidade.

A Schneider Electric tem, através da marca APC, uma linha de artigos denominada SurgeArrest que visa proteger os equipamentos eléctricos contra picos e falhas de energia.


A SurgeArrest está disponível em três séries: Performance, Home/Office e Essencial. Inclui modelos que vão desde 1 a 8 tomadas, possuem indicadores de estado LED que informam os utilizadores de problemas de rede potencialmente perigosos. Tem ainda garantia vitalícia, algo que deixa os clientes mais confiantes na qualidade do artigo.


Esta gama de produtos tem a vantagem de interromper a distribuição de energia quando os seus componentes de protecção são danificados, evitando assim males maiores para os equipamentos ligados a este bloco de tomadas.



Tivemos a oportunidade de testar uma destas unidades, que tem a particularidade de ter duas portas USB para carregar os smartphones e tablets. Estas portas fornecem um máximo de 2,4A, mais que suficientes para carregar o mais exigente dos equipamentos móveis.


No canto inferior esquerdo, tem um botão para ligar/desligar o bloco de tomadas e ao lado deste os leds informativos.



Este modelo tem 6 tomadas disponíveis, divididas em dois grupos de 3, estando um dos grupos numa das faces laterais, o que em determinados casos se pode manifestar particularmente útil para a instalação dos cabos. Na base tem uma abertura que permite que o cabo de alimentação vire para a esquerda ou direita, sempre alojado no corpo da unidade. É nesta zona que encontramos quatro pontos de apoio que permitem pendurar o bloco de tomadas.

Falta agora referir o ponto mais importante, e que é o principal factor diferenciador deste produto, a prestação das portas USB. Para testar a porta, utilizei o smartphone Alcatel idol 3 de 4,7" e um cabo USB EasyACC. Este conjunto quando ligado a um carregador de parede Aukey obteve um máximo de 1,45A.


O smartphone, quando ligado à porta USB do bloco de tomadas da APC, registou um valor máximo de 1,46A. É expectável que a porta consiga fornecer os 2,4A anunciados, mas no momento do teste não possuía nenhum equipamento capaz de tirar partido desta capacidade.


A qualidade do produto paga-se e no caso deste bloco de tomadas, a marca recomenda um PVP de 44,99€ + IVA. Contudo, basta procurar nas lojas de referência e encontramos o produto a valores mais em conta. Há que considerar que este produto, além da qualidade de construção do conjunto, apresenta ainda a protecção contra picos e falhas de corrente, ao que se juntam duas portas USB de 5V/2,4A. Feitas as contas, o valor do conjunto acaba por não ser tão elevado como inicialmente se poderia imaginar.



Por: Luis Costa

3 comentários:

  1. Com a qualidade actual das redes eléctricas e os quadros modernos equipados com disjuntores muito mais eficientes que os antigos fusíveis, será que ainda é necessário ter este tipo de equipamentos. Pergunto isto porque nunca tive qualquer problema do género nem conheço ninguém que tenha tido, e já passei dos 40!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente sim. Eu já tive problemas por terem roubado cabos de cobre no posto de transformação; e tenho alguns colegas que, em zonas "rurais" continuam ter picos e quebras de tensão com alguma frequência.

      É daquelas coisas que pode nunca se sentir falta... até ao momento em que um azar acontece, e nessa altura desejava-se ter gasto umas dezenas de euros para evitar estragos de centenas ou milhares.

      Eliminar
  2. Eu sou um desses que já teve problemas... principalmente na época do Verão com o mau tempo e trovoadas a fazerem moças em vários equipamentos. Já me aconteceu duas vezes em cerca de 10 anos!! A ultima vez foi no ano passado com vários telefones, routers, e raspberry danificados. Tudo o que estava ligado em rede e que não estava protegido na rede telefonica.

    Eletricamente os aparelhos estavam protegidos por tomadas deste gênero mas faltava a parte da rede telefônica ;)

    ResponderEliminar