2015/08/22

Como foi calculado o tamanho do ponteiro do rato?


Muitas vezes esquecemos-nos que, tudo aquilo que usamos no dia a dia, sem pensar, e que damos por adquirido, é algo que teve que ser inventado - e que provavelmente teve direito a mais trabalho do que se poderá imaginar. E algo tão simples quanto o ponteiro do rato não é excepção.

Centenas de milhões de pessoas utilizarão diariamente o seu computador, e o pequeno ponteiro do rato é algo tão habitual e normal que nem sequer se pensa nele. Mas... porque motivo o ponteiro do rato tem o tamanho que tem?

Alguns poderão achar que foi algo que aconteceu "à sorte", ou simplesmente por "parecer bem"; mas na verdade há uma justificação matemática para que o ponteiro do rato e tamanho dos icons tenham o tamanho que tenham, e chama-se Fitts's Law.

... A matemática a demonstrar que faz parte da nossa vida diária... mesmo quando nem se dá por ela. :)

4 comentários:

  1. Carlos A Fits Law não tem nadinha que ver com o tamanho do rato que btw para o âmbito disto é 1 pixel.

    A Fitts's Law seve no mundo dos computadores porque na pratica serve para simular os percursos de ratos as path's, se pensares em termos de movimento de rato de A para B um objeto é atravessado por esta, por isso se souberes de onde o rato vem podes maximizar a hit area aumentando a área atravessada por esse movimento e facilitando assim o clicar no objecto. Aquilo que a menina falava é dos corolários da Fits Law que o melhor local para colocares uma interação é debaixo do cursor (zero distancia a percorrer) e tradicionalmente no desktop nas extremidades do ecrã cantos com dupla área infinita edges com área infinita simples. Esta lei porque se aplica devia ser do conhecimento de qq UI designer. Mas não é por causa da Fits Law que os ponteiros tem o tamanho que têm, para o caso da Fits Law um pixel basta. (que realmente é o tamanho de um Xponteiro de computador) depois pomos um boneco por cima que simula uma seta e que não deve ser maior que o que queremos clicar (motivos óbvios) e não tão pequeno que não o conseguimos ver mesmo quando o movemos.

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    1. ... Será que algum sistema desktop implementa hit boxes dinâmicas em função do movimento do rato (ao estilo do que alguns teclados "touch" fazem nos mobiles, aumentando o tamanho das teclas que seriam mais prováveis após a última)?

      Teria piada... embora não me pareça que a complexidade adicional justificasse o benefício face ao que já se tem. :)

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  2. Já foi estudado e ha casos onde é usado. Um deles por mim num produto assim com uns milhões de utilizadores.
    Para ser uzado tens de dar um hint ao utilizador que ele tem o ponteiro em B apesar de estar em A. Este truque tem aplicação em objectos que são visivelmente pequenos e que estão muito perto de outros que também requerem ter MouseAreas. Quando detectamos que o rato passou pela área en causa temporariamente aumentamos o tamanho desta o ponteiro (desenho) do rato é modificado enquanto por cima desta de forma a que se evite confusões.

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  3. Já foi estudado e ha casos onde é usado. Um deles por mim num produto assim com uns milhões de utilizadores.
    Para ser uzado tens de dar um hint ao utilizador que ele tem o ponteiro em B apesar de estar em A. Este truque tem aplicação em objectos que são visivelmente pequenos e que estão muito perto de outros que também requerem ter MouseAreas. Quando detectamos que o rato passou pela área en causa temporariamente aumentamos o tamanho desta o ponteiro (desenho) do rato é modificado enquanto por cima desta de forma a que se evite confusões.

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