2015/08/22

A evolução e retrocesso do logo da NASA

A NASA é uma entidade que acompanha o imaginário de milhões de pessoas há várias décadas, servindo também como inspiração para todos os que se sentem fascinados com a aeronáutica e o espaço. No entanto, para uma entidade tão voltada para o futuro, a sua imagem de marca parece estar acorrentada ao passado.

Criar um logotipo para uma qualquer entidade não é fácil, e também a NASA tem uma história atribulada neste aspecto. O logotipo actual da NASA, não-oficialmente chamado de meatball, é o mesmo logotipo que foi criado em 1959, com um design que espelha precisamente o espírito e tendências da época.


Mas o tempo passa, e em 1973 surgiu a necessidade inevitável de actualizar o logotipo. E como seria de esperar o processo não foi nada fácil (raramente o é no caso de qualquer alteração.)


O resultado foi o logotipo que recebeu a alcunha de worm, um termo inicialmente usado de forma depreciativa, mas que eventualmente lá foi conquistando fãs e ganhando uma conotação mais positiva e carinhosa (na verdade, exactamente o mesmo que tinha acontecido com o meatball.)

Para todos os que nasceram na década de 70, este é o símbolo que mais rapidamente se associará à NASA, e que ainda hoje seria sinónimo de uma imagem moderna e futurista. No entanto, em 1992, menos de duas décadas depois da sua estreia, optou por um literal regresso ao passado, voltando a instituir o logo original como sendo o oficial.

Bem... talvez daqui por mais alguns anos a NASA decida regressar ao futuro a nível de design dos seus logotipos, e volte a usar o worm. Ao menos assim poupam nos custos de criação de um novo design, e podem contar já com o apoio de milhões de pessoas que sempre foram fãs desse logotipo.

Actualização: há um projecto no Kickstarter que vai reeditar o manual de design deste logotipo.

1 comentário:

  1. Ainda esta semana me debrucei sobre esse assunto, é inevitável sempre que vamos lá ao canal do YouTube. O que penso é o seguinte, os americanos têm muito esta tendência, em organismos governamentais atribuem-se símbolos perenes que definem o espírito do organismo como aquele que deu origem à sua fundação e que se consegue manter ao longo do tempo, dá-lhe uma dimensão quase transcendente porque tudo aquilo em que se baseia acaba por ser desenvolvido ao longo de um período de tempo superior ao de uma vida humana. É como a bandeira dos estados unidos, é aquela, tem mais de dois séculos, não faz sentido mudar ainda que o país tenha mudado muito. Do outro lado temos a ESA, cujos logos não só mudam muito e pouca gente identifica como tabem são pirosos

    ResponderEliminar