2015/08/22

Tablets com chips Intel poderão trabalhar mais rápido se estiverem na vertical


Que vos parece a possibilidade de acelerarem o vosso tablet simplesmente colocando-o na vertical? É isso que a Intel nos propõe com o seu novo sistema de gestão térmica e throttling para os seus CPUs.

Os mais avançados chips para dispositivos mobile têm capacidades que rivalizam com os CPUs desktop de há alguns anos atrás, mas isso vem acompanhado por um pequeno grande problema: o aquecimento. Para controlar esse aquecimento, os dispositivos têm que reduzir o desempenho, de forma a não ultrapassar os valores pré-definidos - e ainda recentemente tivemos o caso do Snapdragon 810, que aquece tanto que nalguns casos o seu desempenho acaba por ser inferior ao de chips de gerações anteriores.


Os limites estabelecidos têm por base a temperatura do chip, e também a temperatura exterior do dispositivo, que não poderá/deverá atingir níveis que tornem desconfortável a sua utilização (leia-se: que queimem os utilizadores). E é aí que a Intel quer fazer melhor, com o seu novo sistema de gestão térmica, que será capaz de se adaptar dinamicamente às diferentes formas de utilização do dispositivo.


Por exemplo, quando se usa um tablet pousado numa mesa, a dissipação de calor é reduzida por uma das suas faces estar obstruída; mas quando se usa o tablet na vertical, a capacidade de dissipação aumenta dramaticamente, o que permite que se puxe mais pelo CPU sem causar aquecimento excessivo. E isso aumentaria mais ainda, caso o utilizador colocasse o tablet numa base com ventilação activa.




Portanto, se daqui por uns tempos ouvirem alguém sugerir que levantem o tablet para que ele trabalhe mais depressa... não fiquem a olhar para essa pessoa com um olhar estranho, porque pode estar mesmo a falar a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)