2015/08/27

Google usa pesquisas feitas pelos utilizadores para encontrar candidatos para recrutar


No filme The Last Starfighter, uma força intergaláctica recrutava pilotos disfarçando um teste de aptidão numa máquina arcade; o Google faz algo parecido, podendo oferecer-te um emprego... se pesquisares pelas coisas certas.

Muitas pessoas utilizarão o Google para procurar empregos, mas poucos imaginariam que aquilo por que pesquisam pudesse ser o motivo pelo qual pudessem vir a trabalhar para o Google. No entanto é precisamente isso que está a acontecer.


Ao se pesquisar por termos específicos relacionados com programação (coisas como "python lambda function list comprehension", ou "mutex lock") os utilizadores estão sujeitos a que lhes surja na página de resultados uma mensagem a dizer que "estamos a falar a mesma linguagem que o Google", e a sugerir um desafio, no endereço que já é conhecido daqueles que enfrentam o processo de recrutamento do Google, em www.google.com/foobar. O site não é publico, mas é um local onde os candidatos de interesse para o Google têm que enfrentar (e superar) várias provas para avaliar a sua aptidão.


No caso de Max Rosett, o desafio foi superado, e três meses depois tornava-se oficialmente um novo funcionário do Google.

Para os que acharem que este processo é um abuso da privacidade, importa referir que só após o candidato superar os diversos testes é que lhe são pedidos os seus dados de contacto, com a opção de os enviar para o Google e dar seguimento ao processo (ou não, se não tiverem interessem nisso).


O Google já confirmou que efectivamente usa as pesquisas para encontrar potenciais candidatos de interesse, mas penso que ainda mais interessante seria saber se também tem em conta outros tipos de pesquisas que os utilizadores fazem, para eliminar pessoas "sem interesse"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)