2015/08/19

Intel aposta na visão 3D e nos wearables


Vivemos num mundo electrónico, que só se torna possível graças aos milhares de chips que existem e que tornam empresas como a Intel nos gigantes que suportam tudo aquilo que neles se apoia. No Intel Developer Forum (IDF), a empresa mostra-nos aquilo que antevê que se venha a tornar comum no futuro.

São várias as áreas em que a Intel aposta para o futuro, como a do armazenamento (as memórias 3D XPoint recentemente anunciadas); as câmaras 3D, que facilitarão o reconhecimento e detecção daquilo que fazemos; e, claro, os wearables, que estão a transformar aquilo que se considera "um computador", aproximando-os cada vez mais do nosso dia a dia e das nossas vidas.

A Intel está a fazer parcerias com várias empresas, como a Razer e o Google, para levar a sua tecnologia Intel RealSense a dispositivos tipo Kinect, e também aos smarpthones - permitindo ao Google criar uma versão mais compacta daquela que no seu Project Tango obrigou a que se usasse um tablet. Tudo isto permitirá todo um novo horizonte de aplicações onde estes dispositivos poderão ter uma percepção bem mais real e de maior precisão do mundo que os rodeia, que se torna indispensável para coisas como realidade aumentada, realidade virtual, navegação indoor, digitalização 3D, e muito mais.

Para os wearables, o seu módulo Curie de tamanho ultra reduzido permite que sejam registados e monitorizados todo um vasto conjunto de parâmetros (tem acelerómetros, giroscópios, bluetooth, etc.) e pode funcionar também como sistema de autenticação seguro para evitar a introdução de passwords. Com um destes módulos numa bracelete ou num smartwatch, um utilizador poderá simplesmente sentar-se em frente a um computador para que seja reconhecido automaticamente - sem esquecer o pormenor de que, se a bracelete ou relógio for removido do pulso, será necessário um código PIN para o reactivar antes de fazer esta autenticação.


São os alicerces necessários para permitir a chamada "Internet of Things" de que tanto se fala, mas é preciso também não esquecer que, falando-se de dispositivos ligados à internet, será também indispensável planear convenientemente todos os aspectos de segurança e das respectivas actualizações - pois todos sabemos que é apenas uma questão de tempo até que vulnerabilidades sejam encontradas, e quando isso acontecer será bom saber que há forma de lidar com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)