Os óculos de realidade virtual recorrem a lentes para nos deixar ver as imagens que são apresentadas em frente aos nossos olhos, mas agora há um novo método que quer solucionar o problema da focagem a diferentes distâncias.
A apresentação de conteúdos 3D em ecrãs 2D provoca sempre algum desconforto, que isso seja num televisor ou em óculos de realidade virtual. O problema é que os nossos olhos estão a ver imagens que tentam enganar o nosso cérebro simulando diferentes distâncias, mas o ecrã mantém-se sempre à mesma distância.
Daí que a solução proposta por estes investigadores seja: adicionar ecrãs adicionais sobrepostos.
Usando-se ecrãs transparentes, criaram uns óculos que têm dois ecrãs - um mais próximo dos olhos, outro mais distante - e que assim permitem realmente apresentar conteúdos visuais 3D nos quais os olhos se podem focar fisicamente. Claro que com apenas dois ecrãs o efeito é bastante limitado, permitindo simular distâncias até 1.2m, estimando-se que seriam necessárias 5 camadas de ecrãs para se conseguir simular convenientemente qualquer distância.
Por agora isto é impraticável, quer pelo custo e peso que adicionaria a uns óculos, como também pelo exigência computacional adicional para criar as respectivas imagens para cada um dos ecrãs. Mas... fica o caminho aberto para que no futuro se tenham óculos de VR que criem uma ilusão 3D verdadeiramente convincente e sem causar incómodo visual.
... Pode ser que os ecrãs OLED transparentes possam dar uma ajuda! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)