2015/08/19

MPAA abandona ataque ao site MovieTube após oposição do Google e Facebook


Mais uma vez fica demonstrada a autêntica atitude ao estilo de bullying da MPAA, que depois de exigir o bloqueio total ao site MovieTube e tudo que com ele estivesse relacionado, opta por abandonar essa perseguição assim que se fizeram sentir as objecções de gigantes como o Google, Facebook, e outros.


A MPAA parecia ter-se esquecido que a polémica lei SOPA não foi aprovada, e que não tinha qualquer autoridade ou legitimidade para fazer as exigências que estava a fazer; de que um site fosse completamente apagado da internet sem qualquer ordem judicial dos tribunais, e que também fossem bloqueados todos os serviços a ele ligados - nomeadamente, dos serviços que nele exibiam publicidade, das redes sociais em que estavam presentes, etc. etc.

Era uma autêntica ressurreição da SOPA, a lei que daria este tipo de poderes divinos à MPAA, mas que - não tendo sido aprovada, não tem qualquer razão de existir, o que levou à objecção imediata dos gigantes tecnológicos que, na altura, também se opuseram publicamente à SOPA. E, sem surpresas, assim que Google, Facebook, Yahoo, Twitter, e Tumblr começaram a reclamar destas exigências, temos que a MPAA opta por desistir, dizendo que o seu objectivo de encerrar o site já foi conseguido.

... Facilmente se pode imaginar que este tipo de táctica se irá replicar no futuro, servindo como forma de ameaçar qualquer site que fique na sua mira; mesmo que seja usada apenas como forma de pressão que depois é removida assim que faz acordar algum gigante adormecido. Enquanto isso, os sites de pirataria lá vão trabalhando para criar plataformas descentralizadas que farão que, mais cedo ou mais tarde, a MPAA e estúdios nem sequer tenham um "alvo" ao qual apontar... E depois, talvez nessa altura se preocupem em combater a pirataria da forma que sempre o deveriam ter feito: de se preocuparem em tornar os produtos legais mais convidativos e cómodos de utilizar que os conteúdos pirata.

1 comentário: