2015/09/21

Guerra pela exibição de publicidade e os ad-blockers


Com o iOS9 a facilitar a utilização de adblockers, entramos numa autêntica guerra entre sites e utilizadores, com alguns deles a começarem a bloquear acesso aos conteúdos no caso de se usar um adblocker.

Enquanto alguns vão tendo problemas de consciência e removendo o mais popular adblocker da App Store, por não permitir discriminar entre publicidade aceitável e a que se considera inaceitável, há sites que começam já a recorrer a técnicas mais controversas, bloqueando o acesso aos seus conteúdos a quem utiliza adblockers.


Quem visitar a Cnet poderá ser confrontado com uma janela que exige a desactivação do adblocker e a exibição de publicidade para se poder ver o conteúdo desejado; enquanto que ali mesmo ao lado temos uma imagem bem característica do panorama dos sites em versão mobile (neste caso da Pcmag) em que numa página inteira, a única coisa que se consegue ler é o título da notícia - caricatamente criticando o uso de adblockers - e tudo o resto sendo ocupado por publicidade!

Fico deveras curioso por saber como é que a maioria dos utilizadores lidará com este tipo de situação, se aceitarão que um site tenha o direito de exigir que a publicidade seja apresentada... ou se, por outro lado, isso contribuirá apenas para que coloquem esse site na "lista negra" e deixem de o visitar.

O que é certo é que com toda esta polémica, haverá certamente muitos mais milhões de utilizadores que ficarão com curiosidade para experimentar os ditos ad-blockers, e muitos deles passarão a tornar-se fãs deles ao verem o seu efeito prático. Depois... restará esperar para ver o impacto dessa decisão, a longo prazo, na maioria dos sites que dependem da publicidade para sobreviver.

Talvez se passe a ter um maior número de sites que comece a esconder-se atrás de "paywalls", com conteúdos acessíveis apenas a membros que paguem; ou talvez se popularizem serviços como o Google Contributor, que pretende ser uma forma alternativa, em que se paga uma mensalidade para se ficar livre de publicidade, e com parte do valor a reverter para os sites que se visitam.

... Penso que daqui por meia-dúzia de meses já começaremos a ficar com uma melhor ideia da direcção que as coisas irão tomar.

1 comentário:

  1. Alguns sites no telemóvel após abrir primeira página, entravam num ciclo de redirecionamentos sem fim. Parece que ficou resolvido com o desativar javascript..
    Caso contrário estavam mesmo na blacklist

    ResponderEliminar