2015/09/08

Notícias do Dia

A Amazon adere ao low-cost e prepara tablet de $50; e a propósito do low-cost, temos o Doogee X5 Pro com 2GB de RAM por €71; o Vodafone Call+ quer modernizar as chamadas telefónicas; o MOTELx está de regresso a Lisboa para mais uma edição; um caricato bug físico em switches da Cisco;  e um triste caso de uma suposta empresa de segurança digital, que afinal não passa de uma fraude real - e que até expõe a password da sua própria conta do Gmail dentro de uma das suas apps.

E antes de passarmos às notícias do dia, a prenda que temos para vos oferecer esta semana é especial e em quantidade generosa: são 50 cursos de Programação de apps para Android da Udemy.

Manifestação dos táxis contra a Uber também "casca" nos taxistas



Hoje o dia é de manifestação dos serviços de Táxis contra a Uber, mas mais que mostrar o seu descontentamento, parece demonstrar que os problemas dos taxistas não se limitam a ser contra a Uber. É que na ausência de carros da Uber para servirem de alvo, os taxistas não tiveram problemas em voltar a sua ira contra... outros taxistas. Nomeadamente, aqueles que preferiram passar o dia de hoje a trabalhar. Agressões, atirar ovos contra os táxis... tudo vale para defender os taxistas... excepto aqueles que parecem querer trabalhar.

Do seu lado, a Uber avançou com a criação de um site onde dá a partilhar as opiniões dos utilizadores do seu serviço, para além de continuar a tentar explicar em que consiste o serviço e clarificar a questão do pagamento dos impostos.


iPad Pro de 12.9" permitirá ter 2 apps iPad lado-a-lado




É já amanhã que teremos o evento Apple onde ficaremos a conhecer as novidades da Apple, incluindo os novos iPhone 6S, Apple TV, e também o iPad Pro com ecrã de 12.9". Um iPad que seguirá a tendência iniciada com o crescimento dos iPhones e o modelo 6 Plus, e fará crescer o iPad consideravelmente, das 9.7" para as 12.9". Uma dimensão que lhe permitirá colocar duas apps iPad lado a lado e que deverá ser acompanhado pelo mais potente CPU da Apple (um A9X), 2GB de RAM, e a capacidade de reconhecer diferentes níveis de pressão no touchscreen.

Em princípio, teremos também um stylus e teclados, disponibilizados opcionalmente como acessórios. (Mas amanhã ao final da tarde já deveremos ficar a saber tudo o que há para saber.)


Google prepara-se para reabrir Google Play "limitado" na China



No ocidente o Google Play é o ponto incontornável para arranjar apps para Android, mas na China proliferam lojas alternativas de diversos serviços - e que são de uso obrigatório uma vez que a loja de apps do Google não está disponível por lá. Algo que o Google quer corrigir, preparando uma versão especial (e censurada) do seu Google Play que faça as vontades do governo chinês.


Nokia C1 - o regresso da Nokia com Android



Depois da sua fase "Microsoft", a Nokia prepara-se para regressar aos smartphones - à partida licenciado apenas o seu nome para produtos produzidos por outros fabricantes - e o primeiro produto a chegar deverá ser este Nokia C1. Um smartphone de 5" (Full HD), CPU Atom, 2GB de RAM, e que já será lançado com o mais recente Android M.

Os acordos com a MS impedem que a Nokia tenha um smartphone até 2016, pelo que poderá ser apenas um protótipo daquilo que estarão a preparar para o próximo ano. (Com estas características, poderá ser um smartphone que chegue ao mercado com preço de arromba, abaixo dos 100 euros.)


A necessidade de descrições das actualizações



Não é a primeira vez que falamos disto, e infelizmente não será a última. As descrições das actualizações das apps estão a perder todo o sentido, com um número crescente de empresas e developers a limitar-se por textos genéricos que já nem se dignam a actualizar para cada novo update. Bug fixes, melhoramentos, e o célebre "fazemos isto regularmente porque sim e tal..." vão-se espalhando de forma contagiosa nas lojas de apps, e quem fica a perder somos todos nós; não sabendo se entre essas correcções estará aquela que nos evitaria a frustração com determinado bug, ou se por acaso a actualização até vai remover uma das funcionalidades que mais apreciamos.


Petição contra a TTIP



A TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership) é um daqueles acordos que tem feito soar todos os alarmes, ao estar a ser negociado praticamente em segredo entre a União Europeia e os EUA, e onde são muitos os pontos que levantam sérias preocupações. Aquilo que à partida poderia ser visto como uma coisa positiva, ao abolir certas barreiras transatlânticas, é visto por muitos como sendo uma séria ameaça a coisas tão diversas como os serviços nacionais de saúde, ou ainda maiores poderes para as instituições bancárias e corporações.

Quem se preocupar com este tipo de coisas, poderá assinar uma petição europeia contra este tratado, que já vai a caminho dos 3 milhões de assinaturas.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


3 comentários:

  1. http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-08-No-dia-em-que-taxistas-bateram-em-taxistas-Uber-passa-a-lider-na-loja-da-Apple

    ResponderEliminar
  2. iPad com 2 apps lado a lado?? Reacções sobre como é a melhor coisa desde a batata frita, ignorando que existe nos Windows 8 há anos em 3... 2... 1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas para o iOS será "novidade". E isto esquecendo-se que não é bem a mesma coisa comparar-se um OS desktop - mesmo que esteja a correr num tablet - com um OS mobile com o iOS. O mais correcto seria compará-lo com o (defunto) Windows RT, que se não estou em erro, também já corria apps side by side.

      Eliminar