2015/10/07

Porsche opta pelo CarPlay da Apple e diz que Android Auto recolhe demasiados dados - coisa que o Google nega


Numa altura em que a indústria automóvel está debaixo de olho, a Porsche vem atirar mais lenha para a fogueira dizendo que optou por usar o sistema CarPlay da Apple em vez do Android Auto do Google, devido ao Google querer recolher demasiados dados sobre os condutores - coisa que o Google nega categoricamente.


O site Motor Trend diz que a Porsche optou pelo sistema CarPlay para a próxima geração do icónico 911, devido às exigências do Android Auto, que incluiriam a recolha de dados do veículo como: velocidade, posição do acelerador, temperaturas do motor, rotações, etc.; enquanto que o CarPlay não recolhe nenhuma informação, limitando-se a saber apenas se o carro está em movimento ou parado.

São acusações que seriam polémicas, e que o Google já veio prontamente desmentir, dizendo que não recolhe nenhuma dessas informações, e que as informações que são recolhidas (idênticas às que serão recolhidas quando se usa um smartphone Android) só o são com o devido consentimento dos utilizadores, e usadas para melhorar a experiência de utilização, como permitir o funcionamento em modo mãos livres ou melhorar a precisão do sistema de navegação GPS.

Aliás, seria bastante estranho que, se o Android Auto fosse tão intrusivo como a Porsche alegadamente diz, outros fabricantes tivessem aceitado tais condições - incluindo a própria VW, que se insere no mesmo grupo em que a Porsche está (se bem que, no caso da VW, se calhar até seria proveitoso que o Android Auto recolhesse todas as informações sobre o veículo... e talvez servindo para detectar mais rapidamente as manipulações fraudulentas das emissões. ;P

3 comentários:

  1. Neste caso, acredito mais que a Porsche esteja a dizer a verdade do que a Google. Google a dizer que não recolhe informações é como uma criança a não gostar de doces...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... como se os donos da Porsche não tivessem acabado de cometer uma das maiores fraudes de todos os tempos... :)

      P.S. De qualquer forma a Google nem precisará dessa informação... uma vez que o seu objectivo é que seja o carro a conduzir-nos e não nós a conduzir o carro. ;)

      Eliminar
    2. Pelo menos assim se o sistema revelar consumos e emissões anormais não cai nas mãos de empresas bem intencionadas :P

      Eliminar