2015/10/14

Smartwatch modular Blocks chega ao Kickstarter


Enquanto o Project Ara do Google se vai adiando e lidando com problemas, o projecto do smartwatch modular Blocks parece estar a avançar a bom ritmo e agora chega a fase de recorrer ao apoio do público através do Kickstarter.

O Blocks já está em desenvolvimento há alguns anos (já falamos dele por cá o ano passado) e agora os seus criadores parecem estar convencidos de que estão na recta final e prontos para entrar na fase de produção, se a adesão dos interessados no Kickstarter for suficiente - o que parece ser, considerando que o projecto já superou o objectivo de 250 mil dólares em poucas horas.

A ideia é a que já bem conhecemos, criar um dispositivo que facilmente se pode adaptar às necessidades de cada utilizador a cada momento, e que possibilita também uma evolução contínua permitindo aproveitar o investimento já feito em peças. Para além do módulo base, que será capaz de funcionar como smartwatch por si só; temos à disposição módulos que servem como elos da bracelete e que permite adicionar bateria adicional, pagamentos NFC, módulo GPS, câmara, sensor de impressões digitais, etc. etc.



O preço para o módulo base e uma bracelete básica é de 195 dólares, subindo para os 285 dólares no caso de quererem o smartwatch e quatro módulos à escolha. Não se pode dizer que seja um preço muito atractivo, ainda para mais sendo uma aposta num projecto que dependerá imensamente de um suporte continuado do software (baseado em Android) para funcionar - mas, para quem valorizar o aspecto modular, que é realmente interessante, torna-se uma oportunidade de poder fazer história ao apostar neste sistema.

Mesmo que tudo corra bem, teremos que esperar até Maio de 2016 para que estes smartwatches Blocks comecem a ser entregues.

Actualização (2019/08): infelizmente não correu bem, com o projecto a ser mais um grande falhanço na história do crowdfunding.


1 comentário:

  1. Se não fosse a alfândega...
    (e o ter já ficado a arder em dois projectos - no segundo ainda recuperei 60% do investimento).

    O conceito é muito bom, e se realmente fizer o publicitado, é um projecto ganhador...
    Só tenho uma "pequena" dúvida: e bateria para tantos Blocks?

    ResponderEliminar