2015/11/17

Google remove Tasker da Play Store sem qualquer explicação


Já estamos habituados a lidar com regras algo aleatórias para a remoção de apps na App Store da Apple, mas parece que isso se está a alastrar também à Play Store do Google, que acaba de remover uma app bem conhecida dos que gostam de tirar total partido dos seus Android: o Tasker.

O Tasker é uma app que até se torna difícil de explicar o que faz, tal a potencialidade que disponibiliza aos utilizadores. Querem que o vosso smartphone lance uma app automaticamente quando chegam a casa? Podem fazê-lo. Querem que o vosso smartphone fique em modo silencioso das 23h às 7h, mas só às 4ª, 6ª e domingos? Sem problema. Querem criar comandos de voz personalizados para activar funções como acender ou apagar as luzes? Também podem. Com o Tasker não há praticamente limites ao que se pode fazer, e é uma app que é muito apreciada pelos chamados "power users"... O problema é que o Google removeu o Tasker da Play Store sem dar explicação.

Ao que parece, a remoção poderá ter tido a ver com a utilização de uma permissão que ignora os modos de poupança de bateria, e que teria impacto negativo na autonomia de um equipamento - e que o Google tem desaconselhado e pode dar direito à remoção da app da Play Store. Só que, esta permissão estava a ser usada apenas numa versão de testes do Tasker, não afectando aquela que estava na Play Store e não dava uso a essa permissão.

Assim, parece que o Google, sem dar sequer o benefício da dúvida ou verificar a app que estava publicamente disponível na Play Store, decidiu simplesmente remover uma app válida com base numa versão de desenvolvimento que só seria usada por quem quisesse testar essa versão.

Só nos resta esperar que o Google rapidamente reconheça o erro e reponha o Tasker na Play Store - e aprenda com este caso de modo a não o repetir no futuro...

Actualização 18/11: já regressou.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)