2015/11/02

Hudway transforma smartphones em HUD para os carros


Os HUD (Head-Up Displays) têm um fascínio especial em muitas pessoas, e agora o Hudway permite transformar qualquer smartphone num HUD para o carro por um valor bastante acessível.

Alguns de vocês poderão lembrar-se do Hudway como sendo uma app que permitia transformar o smartphone num HUD, da qual falamos há dois anos atrás.

Nessa altura a ideia era colocar o smarpthone na consola do automóvel de modo a que o seu ecrã fosse reflectido no pára-brisas. A ideia era engraçada, mas na prática revelava-se problemática: durante o dia era praticamente impossível ver o reflexo, tínhamos também que lidar com o reflexo duplo por causa do vidro laminado, e ainda havia a questão do smartphone poder "viajar" para o outro lado do carro no caso de uma curva ou manobra mais violenta. Agora, o Hudway dá o salto para o hardware, para resolver esses problemas, com o Hudway Glass.


O Hudway Glass é uma pequena plataforma com uma base super-aderente que permite manter o smarpthone em segurança (mas não impedindo que seja retirado com facilidade), e que contém um pequeno painel transparente que permite reflectir o ecrã do smartphone com maior eficiência, e até aumentando o seu tamanho graças ao seu formato ligeiramente curvo.

Esta base pode ser usada não só com a app da Hudway como várias outras que permitem a utilização em modo "HUD" (Sygic, Navmii, entre outras), e o melhor de tudo é que é compatível com todos os smartphones (Android, iOS, etc) e tem um preço que se pode considerar bastante aceitável: 49 dólares. (Pena que para Portugal se tenham que somar 20 dólares extra, ficando o tal em cerca de 62 euros... mais as taxas que forem cobradas pela alfândega.)

A campanha já vai a caminho do 500 mil dólares angariados, e a entrega dos Hudway Glass está prometida para Março de 2016.






4 comentários:

  1. Apesar de gostar da ideia (e do aparente resultado), serei o único a achar que isto é meio caminho andado para assassinar completamente a bateria do smartphone?

    Ecrã ligado: calor
    GPS ligado: calor
    Equipamento ao sol: calor

    Ora se a isto juntarmos o facto de na maior parte dos casos termos de ter o telefone a carregar (+calor!), isto torna-se certamente a receita ideal para a bateria dar o TILT em muito pouco tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O público alvo para este tipo de produto já usará o seu smartphone num suporte no carro a fazer navegação GPS e a carregar com ficha do isqueiro; pelo que, todos esses aspectos que referes já são um dado assumido e com o qual se lida no dia a dia.

      Eliminar
    2. Sim, é verdade. Mas também o é se virmos que uma boa parte dos suportes universais impedem a incidência direta do sol. Não é solução, eu sei, mas faz uma diferença brutal nas temperaturas.

      Acho neste caso que um produto tipo Garmin HUD faria mais sentido. Faz tudo por bluetooth, faz com que não tenhas de tirar os olhos da estrada e escusas de sacrificar um telefone que se calhar custa umas centenas de euros.

      Eliminar
    3. O Garmin HUD seria interessante, mas perde pelo preço e pela compatibilidade (leia-se: falta dela). Quanto à bateria, é coisa que, quem se ressentir disso, poderá trocar ao final de um par de anos, e fica com uma bateria nova por 50€ (ou muito menos se for modelo onde seja possível trocar pelo utilizador).

      Eliminar